A defesa da deputada Carla Zambelli (PL-SP) pediu nessa quarta-feira (02.07) à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados que seja feita uma acareação entre a parlamentar e o hacker Walter Delgatti Neto no processo que pode levar à cassação de seu mandato.
O advogado Fábio Pagnozzi, que representa a parlamentar, afirmou que Delgatti é um “mentiroso contumaz”, que já teria mudado de versão mais de seis vezes, e a acareação serviria para esclarecer as contradições.
“O Walter Delgatti, o famoso hacker, foi chamado pela Polícia Federal de mentiroso contumaz. É isso que a gente coloca e pede a acareação aqui na CCJ, que sejam ouvidas as pessoas que não foram ouvidas de forma constitucional em outras esferas”, declarou Pagnozzi a jornalistas.
A defesa também alega que Zambelli não teve chance de se defender durante o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) - argumento que será usado na tentativa de barrar o processo de perda de mandato. “É muito mais do que a defesa de uma deputada; é a defesa do coletivo, da Câmara dos Deputados”, disse o advogado.
A acareação é um recurso que confronta depoentes com versões contraditórias para esclarecer fatos. Na Câmara, pode ser solicitada por advogados ou por integrantes da comissão.
Zambelli está foragida na Itália desde o início de junho. Se retornar ao Brasil, deve ser presa. Em 14 de maio, o STF condenou a deputada a 10 anos de prisão por tentar, junto com Delgatti, invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para forjar um mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, como se fosse assinado pelo próprio Moraes.
Leia Também - Zambelli diz que confia na autonomia da Itália e nega especulações sobre extradição
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).