O Procon de Mato Grosso iniciou um processo de reclamação contra a concessionária Energisa, exigindo esclarecimentos sobre frequentes cortes no fornecimento de energia elétrica em Várzea Grande.
Conforme Márcia Santos, secretária-adjunta do Procon-MT, a população vem enfrentando recorrentes interrupções e problemas relacionados à distribuição de energia, incluindo quedas frequentes e fornecimento parcial.
A necessidade de abrir reclamações foi impulsionada também pela ausência de informações claras aos consumidores sobre essas interrupções. Márcia enfatiza que serviços essenciais, como energia elétrica, não devem sofrer cortes sem uma razão válida, de maneira inesperada e sem aviso prévio aos usuários.
Cristiane Vaz, conciliadora de Defesa do Consumidor e assessora especial do Procon-MT, destacou que, até o momento da reclamação, a Energisa não havia divulgado em seu site oficial qualquer explicação sobre as causas das falhas no fornecimento de energia em Várzea Grande.
A concessionária Energisa foi solicitada a informar especificamente quais áreas foram afetadas pelas interrupções; a duração desses cortes; as razões para tais problemas; os meios empregados para comunicar a população sobre o ocorrido; e as medidas implementadas para solucionar ou atenuar os impactos desses cortes no fornecimento de energia.
A Energisa tem um prazo de 10 dias, a contar da última quarta-feira (20), data em que o Procon-MT enviou formalmente o pedido de esclarecimentos, para responder a essas questões.
Outro lado – Confira nota da Energisa:
A Energisa reforça o respeito e a importância do diálogo aberto e franco com os núcleos de atendimento à população, para esclarecer dúvidas e buscas soluções que melhorem sempre a vida das famílias de Mato Grosso. Por isso, está priorizando a resposta sobre a notificação do Procon Estafual.
Quanto ao atendimento em Várzea Grande, a empresa destaca as operações com o apoio das polícias civil e militar, que estão fechando o cerco contra furtos de energia e que podem gerar oscilações e sobrecargas na rede que atende a parte da cidade, além de acidentes com a comunidade.
Outra frente é a de aumento da capacidade de distribuição, principalmente em conjuntos residenciais entregues com redes subdimensionadas e que não suportam o número de moradores. A empresa está empenhada em resolver o problema o quanto antes e mantém equipes 24 horas nessas localidades para evitar maiores transtornos aos clientes.
Para fazer denúncias sobre ligações clandestinas, os canais de contato são:
- energisa.com.br
- App: energisa on
- 0800 6464 196
- WhatsApp: 65 9999-7974.
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).