A Justiça autorizou o bloqueio de valores em contas bancárias e a penhora de uma arma de fogo pertencente a Marcelo Nascimento da Rocha, conhecido como “Marcelo VIP”, e sua esposa, Hellen Cristina Carmo de Lima. Ambos foram condenados em ação de improbidade administrativa que tramita desde 2017.
A decisão, assinada nesta quinta-feira (24.07) pelo juiz Bruno D’Oliveira Marques, da Vara Especializada em Ações Coletivas, integra o cumprimento de sentença que cobra o ressarcimento de R$ 42.516,13 ao erário estadual, referentes a prejuízos decorrentes de esquema fraudulento investigado pela Justiça.
Como os executados não efetuaram o pagamento voluntário da dívida, o magistrado autorizou o bloqueio de valores em contas por meio do sistema SISBAJUD, além da penhora de veículos via RENAJUD. Caso essas medidas sejam insuficientes, foi autorizada a penhora da pistola Taurus calibre .380 pertencente a Hellen, com possibilidade de leilão, respeitando as normas legais específicas.
A decisão determina ainda que Marcelo e Hellen informem a localização dos bens penhorados, sob pena de multa de até 20% do valor da dívida. Também foi autorizado o uso do sistema SNIPER para identificar outros bens e ativos financeiros.
Entenda o caso
Marcelo “VIP” e Hellen foram condenados por participação em um esquema que envolvia servidoras da extinta Secretaria de Estado de Administração (SAD) — atualmente Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão. Segundo denúncia do Ministério Público Estadual (MPE), o empresário tentava aplicar golpes financeiros na venda de aparelhos oftalmológicos a preços muito abaixo do mercado, direcionados a médicos e profissionais liberais.
As servidoras facilitavam o golpe, oferecendo acesso aos contatos telefônicos das vítimas. Marcelo e as servidoras foram denunciados por improbidade administrativa e estelionato.
Marcelo “VIP”
Protagonista de crimes de estelionato que ganharam projeção nacional, Marcelo VIP se passou por guitarrista da banda “Engenheiros do Hawaii” e herdeiro da empresa de linhas aéreas Gol. A história de Marcelo Nascimento da Rocha se tornou tema do filme “VIPs“, estrelado por Wagner Moura, e, hoje, é comparado ao documentário “O Golpista do Tinder”.
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).