O deputado federal José Medeiros (PL) está nos Estados Unidos, onde se reuniu com o também deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Em vídeo publicado nas redes sociais, Eduardo afirmou que a aprovação, pelo Congresso Nacional, de uma anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro seria suficiente para “abrir a mesa de negociação” com os EUA e tentar barrar a tarifa de 50% sobre exportações brasileiras, proposta pelo presidente Donald Trump.
Medeiros defendeu Eduardo Bolsonaro, afirmando que o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está sendo “crucificado”, enquanto o parlamentar paulista disse ver “bons ares soprando em favor do Brasil, mas em meio a um mar revolto”.
O deputado por Mato Grosso tentou tranquilizar o agronegócio local, dizendo que a resolução do impasse depende de decisões do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do Supremo Tribunal Federal (STF).
Trump condiciona a retirada da tarifa a três pontos: suspensão do julgamento de Jair Bolsonaro no STF, redução de tarifas e barreiras a produtos norte-americanos, e maior liberdade para plataformas digitais dos EUA no Brasil. O republicano também exige um acordo comercial “de alto padrão” até 1º de agosto de 2025. O governo brasileiro considera as demandas inaceitáveis e ameaça retaliar caso a taxação seja aplicada.
Leia também: "Era apenas um pensamento", General assume autoria de plano para matar Lula, Moraes e Alckmin
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).