O escritório Oliveira Castro Advogados agora é detentor do selo de sustentabilidade Tesouro Verde, outorgado pelo Sebrae/MT, por ser uma empresa que investe nas práticas ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), ou, em Português, ASB (Ambientais, Sociais e de Governança Corporativa).
A certificação, que demonstra o compromisso com a sustentabilidade ambiental e responsabilidade social, foi entregue nesta sexta-feira (24) na sede do escritório em Cuiabá.
Para o advogado Bruno Castro, sócio do escritório -, é um grande desafio transformar o discurso em ação.
“Trabalhamos há muito tempo com sucessão familiar e governança. Diante da constatação de uma nova forma de fazer negócios, com um olhar mais humano nas relações, compreendemos a necessidade do nosso escritório não só ter políticas de governança, mas em especial, implementar o ESG, com orientações e políticas ambientais, cuidando também do nosso entorno (colaboradores, colegas, clientes e sociedade) e com uma governança efetivamente implementada. O selo verde é uma conquista para nós, mas temos a consciência que a jornada é longa”, avaliou.
Emília Vilela, também sócia do escritório, enalteceu a importância de um escritório de advocacia poder contribuir em prol da preservação ambiental.
“É uma imensa satisfação estarmos nesse processo de transformação, de uma gestão humanizada, profissional, inovadora, sustentável e, mais ainda, de poder comunicar para a comunidade jurídica que podemos muito contribuir. Dentro do nosso escritório, mudamos o nosso modelo de gestão, com o olhar voltado para as pessoas, para o desenvolvimento dos nossos colaboradores e também com uma visão mais consciente no sentido de que como poderíamos retribuir e compensar todo o impacto ambiental que causamos”, destacou.
Planejamento estratégico
Tudo teve início com a implementação de um planejamento estratégico no escritório direcionado para a Geração de Valor e um Plano de Continuidade dos Negócios – com gestão e planejamento, processos bem definidos, um olhar para as pessoas e um ambiente propício para o desenvolvimento de uma nova cultura.
Houve ainda uma estruturação com foco no futuro do mercado, na viabilidade dos produtos e serviços oferecidos, nas constantes inovações tecnológicas e, especialmente na nova consciência de mercado.
Além de implementação de medidas de responsabilidade social e ambiental, visando uma agenda positiva capaz de convergir negócios, lucro, responsabilidade social e os desafios da gestão.
“Temos um papel relevante dentro do processo de expansão da consciência da nossa classe e também dos negócios que impactamos, dentro dessa jornada que leva a empresa e a família empresarial a longevidade dos negócios, para esse processo de condução a uma gestão consciente. Porque é um processo, uma caminhada. Exige uma reestruturação para a geração do valor. E a nossa atuação pode e deve ser relevante nessa área”, concluiu a advogada Luize Menegassi, também sócia do escritório.
Atualmente o planejamento estratégico do escritório promove ações em atenção às ODS 1, 4, 5, 8, 10, 13 15 e 15.
Selo Sustentabilidade Tesouro Verde
O Selo Sustentabilidade Tesouro Verde é destinado aos que investem no Crédito de Floresta, que remunera o trabalho de quem protege as vidas no planeta garantindo a conservação da biodiversidade das florestas.
Além disso, atesta, em números, os resultados sociais e os benefícios ambientais gerados por redução de emissões, proteção da biodiversidade e ciclagem de água decorrente das florestas protegidas, certificadas de forma efetiva e transparente com fácil verificação.
E mais, é o reconhecimento da atitude de governança de adquirir o Crédito de Floresta em equivalência aos impactos gerados pela atividade produtiva.
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).