06 de Agosto de 2025
06 de Agosto de 2025

Editorias

icon-weather
06 de Agosto de 2025
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 06 de Agosto de 2025, 09:54 - A | A

Quarta-feira, 06 de Agosto de 2025, 09h:54 - A | A

Primeira Infância

Nova política federal vai integrar ações para crianças de 0 a 6 anos

União terá estratégia integrada para cuidar da primeira infância

Lucione Nazareth/VGN

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou nesta quarta-feira (06.08) o Decreto nº 12.574/2025, que institui a Política Nacional Integrada da Primeira Infância (PNIPI). A medida visa promover uma atuação coordenada entre União, estados e municípios para garantir os direitos de crianças de 0 a 6 anos, com foco no desenvolvimento integral e na redução das desigualdades.

Coordenada pelo Ministério da Educação, a política estabelece diretrizes que envolvem áreas como saúde, educação, assistência social, cultura, habitação, justiça, igualdade racial e direitos humanos. Entre os eixos prioritários estão o combate à violência e à discriminação, o acesso à educação infantil de qualidade, atenção integral à saúde, assistência social e comunicação com as famílias.

O decreto reconhece a interdependência entre as crianças e seus cuidadores e determina que os serviços públicos sejam oferecidos de forma simultânea para ambos. Também está prevista a criação de um indicador nacional de desenvolvimento da primeira infância, com dados sobre pobreza, nutrição, educação, saúde e proteção social, desagregados por recorte étnico, regional, socioeconômico e por deficiência.

A PNIPI terá um plano de ação estratégico com vigência de quatro anos, sendo que o primeiro será bienal e deve ser publicado em até 30 dias. Os ministérios envolvidos deverão estabelecer protocolos de atuação conjunta e oferecer apoio técnico aos estados e municípios.

Além disso, o Ministério do Planejamento será responsável por divulgar, anualmente, a execução orçamentária das ações voltadas à primeira infância, conforme previsto na Lei Orçamentária Anual.

Leia Também - Aliados pedem autorização ao STF para visitar Bolsonaro em prisão domiciliar

Siga o Instagram do VGN:  (CLIQUE AQUI).

Participe do Canal do VGN e fique bem informado:  (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760