06 de Agosto de 2025
06 de Agosto de 2025

Editorias

icon-weather
06 de Agosto de 2025
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 06 de Agosto de 2025, 13:25 - A | A

Quarta-feira, 06 de Agosto de 2025, 13h:25 - A | A

tarifaço em vigor

Assembleia promete articulação com Governo para proteger setores mais afetados em MT

Presidente da ALMT diz que Estado deve atuar para proteger setores mais afetados

Lucione Nazareth & Angelica Gomes/VGN

Entrou em vigor nesta quarta-feira (06.08) a tarifa de importação de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A medida eleva em 40 pontos percentuais a alíquota de 10% que já era aplicada a parte das exportações nacionais, o que pode afetar diretamente setores estratégicos da economia mato-grossense, como o da madeira.

Ao comentar a medida, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), defendeu uma atuação conjunta entre os poderes estaduais para mitigar os impactos e reforçou a importância do diálogo.

“Agora é tentar amenizar os impactos. Alguns governos estaduais já estão tomando medidas nesse sentido, e Mato Grosso não será diferente. Onde houver maior impacto, o Estado precisa buscar formas de atender setores específicos. É um momento de muita incerteza, que amplia a angústia do empresariado e da população”, disse Russi, durante entrevista coletiva concedida nesta quarta-feira (6), na chegada para a sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos do segundo semestre.

Segundo ele, o cenário exige articulação política e medidas práticas para proteger a economia local. “É o diálogo, o entendimento, o avanço nas negociações. O Brasil já passou por crises muito graves e superou. Tenho certeza de que essa será mais uma. Mas é preciso agir rápido, porque já há desgaste, prejuízos e setores sendo diretamente afetados”, completou.

Economistas têm sugerido medidas como reconhecimento de créditos e facilitação no pagamento de tributos estaduais, principalmente para setores com maior exposição às exportações, como o madeireiro.

Russi afirmou que a Assembleia Legislativa estará aberta ao diálogo com o Executivo para apoiar essas iniciativas. “Alguns estados já estão fazendo isso. Se houver uma proposta por parte do governo ou dos deputados, vamos debater, apresentar ações e colaborar com os setores prejudicados. A Assembleia estará junto, principalmente para evitar demissões, desemprego e prejuízos à população que mais precisa”, garantiu.

Leia Também - Prisão de Bolsonaro gera instabilidade no país, diz presidente da ALMT

Siga o Instagram do VGN:  (CLIQUE AQUI).

Participe do Canal do VGN e fique bem informado:  (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760