O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) apagou nesta segunda-feira (04.08) o vídeo em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participa, por telefone, do ato realizado na orla de Copacabana, no Rio de Janeiro, no domingo (03.08). O registro havia sido publicado em seu perfil oficial no Instagram, mas foi removido após repercussão e críticas.
Durante o evento, Flávio colocou o ex-presidente na linha por viva-voz, conectando o áudio ao sistema de som do protesto. "Boa tarde, Copacabana. Boa tarde, meu Brasil. Um abraço a todos, é pela nossa liberdade. Estamos juntos", disse Bolsonaro, que cumprimenta os manifestantes no vídeo.
Na publicação, o senador ainda destacou a imagem do pai com o celular em mãos e a tornozeleira eletrônica em evidência. Ele escreveu: "Palavras de Bolsonaro em Copacabana. A legenda é com vocês".
A participação do ex-presidente também foi registrada em São Paulo. No protesto na Avenida Paulista, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) exibiu uma videochamada com Bolsonaro no celular e afirmou ao público: “Não pode falar, mas pode ver”.
A postagem de Flávio pode configurar violação das medidas cautelares impostas a Bolsonaro pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em 18 de julho. Entre as restrições está a proibição do uso de redes sociais, inclusive por meio de terceiros — ponto que já provocou embates entre a defesa do ex-presidente e o relator.
Interlocutores de Moraes avaliam que a ação de Flávio Bolsonaro pode reforçar o entendimento de que há tentativa de burlar a decisão judicial por meio de subterfúgios.
Leia também: Só um senador de MT apoia impeachment de Moraes
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).