O vereador Daniel Monteiro (Republicanos) afirmou em entrevista à imprensa nesta terça-feira (05.08) que o Brasil está prestes a passar por uma reconfiguração política, com o enfraquecimento da extrema-direita e o possível ressurgimento de uma direita moderada.
Segundo o parlamentar, embora o movimento dos fiéis apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deva se intensificar, a tendência é que haja uma divisão interna no campo da direita. Para ele, esse cenário abrirá espaço para que algum partido mude sua identidade, abandonando o radicalismo e se posicionando de forma mais equilibrada.
"Acho que vai intensificar o movimento dos fiéis apoiadores do presidente Bolsonaro, mas também vai haver uma racha na direita. O Brasil está na iminência de ver surgir ou algum partido mudar sua identidade e virar uma direita mais moderada", declarou.
Monteiro avaliou ainda que essa “direita moderna” está "morta desde o PSDB", mas que pode ganhar novo fôlego com lideranças como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que, segundo ele, representa uma vertente mais técnica e voltada à economia.
"Vai continuar existindo a extrema-direita, mas a tendência é que surja uma direita moderna, que está morta desde o PSDB. E o Republicanos se encaixa nisso", disse.
Na avaliação do vereador, Tarcísio é o nome que mais se aproxima de um perfil presidencial moderado, com foco na economia e menos envolvimento em pautas ideológicas.
"Hoje temos um candidato à Presidência que, apesar de não se assumir, a gente quer que ele seja. Eu entendo que o governador Tarcísio se enquadra nesse perfil de direita democrática, mais serena e mais tranquila. Acho que o Brasil precisa muito mais acertar suas contas do que discutir costumes, como a gente tem feito nos últimos 10 anos", afirmou.
Leia também - Deputado quer manter Santa Casa aberta: “Vamos ao Palácio, se preciso”
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).