Benedito Anunciação de Santana, 40 anos, e seu filho Gustavo Benedito Junior Lara de Santana, 18 anos, irão a júri popular pelo feminicídio da adolescente Heloysa Maria de Alencastro Souza, 16 anos, cujo corpo foi encontrado em um poço, em abril deste ano, em Cuiabá. A decisão de levá-los a julgamento foi proferida nessa terça-feira (05.08) pelo juiz Francisco Ney Gaíva, da 14ª Vara Criminal.
Leia matéria relacionada - Adolescente sequestrada é encontrada morta dentro de poço em Cuiabá
Pai e filho são acusados de cometer uma série de crimes: feminicídio qualificado, roubo majorado, tentativa de extorsão majorada, lesão corporal no âmbito da violência doméstica e ocultação de cadáver. A denúncia foi apresentada pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), por meio do promotor de Justiça Rinaldo Ribeiro de Almeida Segundo.
Segundo o MPMT, Benedito teria arquitetado o assassinato de sua ex-companheira, Suellen de Alencastro Arruda, e da filha dela, Heloysa, por não aceitar o fim do relacionamento. Para executar o plano, ele teria recrutado o próprio filho e dois adolescentes inimputáveis.
A materialidade do crime foi confirmada após o corpo de Heloysa ser localizado em um poço, com sinais de asfixia mecânica provocada por um cabo USB. Confissões extrajudiciais consideradas coerentes e espontâneas reforçaram os indícios de autoria.
O processo também apontou agravantes como o uso de meio cruel e de recurso que dificultou a defesa da vítima. A motivação, conforme apurado, foi o controle possessivo exercido por Benedito sobre a ex-companheira, o que caracteriza feminicídio com base em violência de gênero.
Diante da gravidade dos fatos, o juiz manteve a prisão preventiva dos acusados. A Justiça também determinou a restituição de bens apreendidos das vítimas, como celulares, televisores e um notebook.
Leia também - Assassino de venezuelana é apontado como alvo de facção e terá cela separada
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).