26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

VGNJUR Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2020, 13:54 - A | A

Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2020, 13h:54 - A | A

Operação Cleanup

Vereador de VG teria planejado roubar drogas de bolivianos e esconder em caixa d’agua, apontam escutas

Rojane Marta/VG Notícias

O vereador de Várzea Grande Calistro Lemes do Nascimento – popular Jânio Calistro (PSD), que está preso há mais de um mês, por suposta ligação com o tráfico de drogas no município, teria planejado, juntamente com outro envolvido no esquema, a roubar drogas de outros traficantes, como também adquirir drogas em grandes quantidades para revendê-las. As informações constam de decisão judicial que decretou a prisão preventiva do parlamentar e de outras 22 pessoas, durante operação 'Cleanup', realizada pela Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), em 19 de dezembro de 2019, a qual o oticias teve acesso.

Segundo consta dos autos, escutas telefônicas apontaram que João Vanderson – popular Peruca -, preso na operação, teria “forte vínculo com Calistro”, inclusive, com contatos frequentes, e que Peruca, conforme os diálogos, em tese, prestava satisfação para Calistro, “deixando-o ciente de todos os seus passos na empreitada criminosa”.

De acordo com os autos, em uma das chamadas interceptadas, Peruca comenta com o vereador a respeito “de uma chácara onde ficam dois bolivianos, relatando que o lugar possui muros altos e que as câmeras de segurança estão desligadas”. O vereador questiona quantas pessoas ficam no local, “ao passo que Peruca responde que só os dois bolivianos e que iria chegar 180, que seria avaliado em R$1.800.000 (milhão), se referindo a quantidade e ao valor da droga que viria em um caminhão boiadeiro”, neste momento, conforme as escutas, Peruca é imediatamente repreendido por Calistro para não comentar sobre preço, nem sobre compra.

Ainda, conforme o diálogo, Calistro menciona que: “é nesses mesmos que vão dar o bote”, e os dois continuam a planejar sobre o suposto roubo da carga de droga, inclusive o local exato onde ficariam escondidas em duas caixas d’aguas enterradas.

Peruca então conta ao vereador que o boliviano vai ligar para ele quando a droga chegar, pois ele iria ajudá-lo a distribuir e Jânio Calistro, segundo os autos, comenta que “qualquer coisa podem empurrar, em suposta alusão a matar o boliviano” (extraído dos autos).

Em outra ligação, Peruca informa para o vereador que chegaram 63, segundo os analistas policiais, ele estava se referindo, em tese, a 63 quilos ou peças de drogas. Em seguida, Peruca comenta “valer algo por volta de 600.000, desta forma levando a entender, em razão do valor, que se trata de substância análoga a pasta base de cocaína”. Já em outra ligação, Jânio Calisto confirma sua identidade.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760