20 de Maio de 2024
20 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

VGNJUR Segunda-feira, 13 de Fevereiro de 2023, 10:09 - A | A

Segunda-feira, 13 de Fevereiro de 2023, 10h:09 - A | A

Operação Arca de Noé

Contadores de VG depõem em março sobre desvios na ALMT

Eles são réus em ação penal por crime peculato por suposta participação no esquema que desviou milhões da ALMT

Lucione Nazareth/VGN

A juíza Ana Cristina Silva Mendes, da Sétima Vara Criminal de Cuiabá, designou para 09 de março audiência de instrução e julgamento da Ação Penal que os contadores de Várzea Grande, Joel Quirino Pereira e José Quirino Pereira, respondem por peculato na suposta participação em esquema que desviou milhões da Assembleia Legislativa (AL/MT). O despacho foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) desta segunda-feira (13.02).

Além deles, na audiência está previsto o interrogatório do ex-gerente da Confiança Factoring, Nilson Roberto Teixeira.

O processo é oriundo da Operação Arca de Noé, deflagrada pela Polícia Federal em 2002, para desarticular esquemas fraudulentos na AL/MT. Os desvios teriam ocorrido quando a Mesa Diretora da Assembleia era presidida pelos ex-deputados José Riva e Humberto Bosaipo, e que cheques emitidos pela Confiança Factoring Fomento Mercantil, de propriedade do grupo de João Arcanjo Ribeiro, teriam dado “suporte” ao suposto esquema.

De acordo com a denúncia do Ministério Público Estadual (MPE), Geraldo Lauro, José Quirino Pereira e Joel Quirino Pereira, teriam associados entre si de modo permanente com o fim de praticar crimes, apropriando-se de recursos estaduais, bem como forjavam operações comerciais entre a Assembleia Legislativa e empresas de fachada.

A denúncia cita que Joel Quirino e José Quirino embora não fossem à época dos fatos, detentores de cargos públicos, “agiram em concurso com os demais requeridos agentes públicos, facilitando e auxiliando na prática de atos de improbidade administrativa”.

Leia Também - AGU conclui que cuiabana e empresa de MT tiveram papel decisivo nos ataques em Brasília; prejuízo de R$ 20,7 milhões

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760