07 de Agosto de 2025
07 de Agosto de 2025

Editorias

icon-weather
07 de Agosto de 2025
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 04 de Outubro de 2023, 18:48 - A | A

Quarta-feira, 04 de Outubro de 2023, 18h:48 - A | A

Em audiência

Marfrig reafirma que não há odor na graxaria e abre para população conhecer instalações

O gerente, José Ricardo dos Santos, declarou que a empresa possui a mais moderna graxaria e afirmou que não existe odor

Gislaine Morais/VGN

Os gerentes de Administração e Controle e Meio Ambiente da empresa Marfrig Global Foods, José Ricardo dos Santos e Giovani Amboni, participaram de uma audiência pública na manhã desta quarta-feira (04.10) na Câmara dos Vereadores de Várzea Grande. O objetivo da audiência foi debater a graxaria na empresa e apresentar os elementos técnicos que comprovam a robustez do sistema que garante a operação dentro das normas internacionais de segurança e meio ambiente.

 Leia tambémMarfrig em Várzea Grande está de portas abertas, diz diretor da companhia

Diretor afirma que graxaria da Marfrig em VG não exala mau cheio e convida vizinhança conhecer complexo

José Ricardo dos Santos, gerente da empresa, declarou que a Marfrig possui a mais moderna graxaria - e afirmou que não há odor relacionado ao processamento realizado na unidade. Ele reforçou o compromisso e transparência da empresa com a sociedade várzea-grandense, convidando os representantes do movimento "Diga Não à Graxaria" e as autoridades do município para visitarem as instalações da Marfrig e acompanharem o processo.

Santos ressaltou a importância do município para o empreendimento industrial, enfatizando que a empresa preza pela sustentabilidade, responsabilidade social e econômica, e emprega mais de 4 mil funcionários na região de Várzea Grande.

“A Marfrig é uma empresa de proporção global na produção de alimentos. Nós temos respeito à sociedade local, a gente respeita, sim, o meio ambiente e estamos cada vez mais enfáticos em atender todos os quesitos legais. Cumprimos rigorosamente no nosso dia a dia. A Marfrig está de portas abertas para receber as autoridades, a população local, para conhecer o nosso processo fabril, para a gente demonstrar o nosso processo produtivo. Temos o pleno conhecimento da importância que essa empresa é para o nosso município, e que hoje gera o maior número de empregados em Várzea Grande, pois são mais de 4 mil funcionários” esclareceu José Ricardo.

Durante a apresentação, Giovani Amboni, gerente de Meio Ambiente da Marfrig, explicou tecnicamente como o processo é realizado na graxaria, destacando os investimentos em equipamentos modernos. Ele informou que o despojo é tratado dentro da própria unidade, evitando vazamento e mau cheiro que eram associados aos caminhões que transportavam os resíduos anteriormente.

"O despojo é tratado dentro da própria unidade da Marfrig, ou seja, lá o osso é moído, o despojo é triturado e depois vai para uma unidade completamente enclausurada e fechada, chamado de digestor, um equipamento de 12 metros de comprimento. Não existem mais aqueles caminhões que cortavam os bairros e causavam problemas de vazamento, levando consequentemente ao mau-cheiro".

Amboni mencionou que os procedimentos adotados podem ser comprovados por meio das licenças aprovadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e das visitas do Ministério Público Estadual (MPE), que atestaram a conformidade da empresa. 

“Todas às vezes que foram ao local, nós não atestamos a emanação de gases e alguns desses gases fora do contexto legal. Então eu não estou falando de odor. No trabalho que fazemos com o professor em catedrático, ele conseguiu identificar quais são os gases e se esses gases saem da unidade. E nós temos atestado através dos relatórios que encaminhamos aos órgãos ambientais que esses gases não vão para comunidade”, explicou.

O gerente enfatizou que a graxaria da Marfrig é uma das melhores do Brasil, da América do Sul e até do mundo, com equipamentos, técnicas e tecnologia fazendo com que essa geração de odor não aconteça. “Respeito a opinião de todos, o contraditório e ampla defesa é importante para esse processo democrático de direito. Participei de muitas audiências públicas na minha vida, e fico à disposição para qualquer questionamento”.

Ao final da audiência, ficou acordado que um comitê do movimento "Diga Não à Graxaria" e uma Comissão de vereadores visitarão a unidade da Marfrig no dia 23 de outubro, para uma inspeção mais detalhada e esclarecimento de dúvidas. A empresa reiterou sua disposição para responder a questionamentos e manter a transparência no processo.

 

 

 

 

 

 

 

Siga o Instagram do VGN:  (CLIQUE AQUI).

Participe do Canal do VGN e fique bem informado:  (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760