Pouco após regulamentar, por decreto, o Programa de Recomposição da Aprendizagem para o Ensino Médio (PRA MT), que enfrentou resistência de parte da comunidade escolar, o governador Mauro Mendes (União) anunciou um pacote de incentivos financeiros para premiar professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual com até o 17º salário, com base no desempenho dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
A informação foi divulgada nesta quinta-feira (07.08) através da redes sociais do governador.
De acordo com o chefe do Executivo, professores de português e matemática das turmas avaliadas pelo Saeb que alcançarem bons resultados poderão receber, além do 14º, também o 15º, 16º e 17º salários, como forma de reconhecimento por mérito e resultado.
A medida, segundo Mendes, valoriza o esforço dos docentes que se dedicam à melhoria dos indicadores de aprendizagem. “É uma forma de dizer ‘obrigado’, com reconhecimento financeiro, pelo esforço, pela dedicação e entrega desses professores”, disse.
Além dos docentes, os coordenadores pedagógicos das escolas que participam do Saeb também poderão ser contemplados com o 15º e 16º salários, conforme a média de desempenho das turmas que acompanham. Para o governador, a medida reforça o papel estratégico da gestão pedagógica e impulsiona a busca por resultados concretos.
O anúncio acontece na mesma data em que o PRA foi regulamentado. O programa será implementado em todas as escolas estaduais com o objetivo de corrigir o fluxo escolar e promover equidade educacional, especialmente entre estudantes com distorção idade-série — situação em que o aluno está dois anos ou mais atrasado em relação à série ideal — ou com baixo rendimento em avaliações internas e externas.
Leia matéria relacionada: PRA é regulamentado, mesmo após críticas da comunidade escolar
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).