O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) cassou os mandatos dos vereadores Evanildo Venancio Ferreira, o Nildão, e Marcos Pereira Alecrim, ambos do MDB, por fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024, em Reserva do Cabaçal. A decisão foi proferida no dia 4 de agosto, após o Tribunal julgar procedente o recurso apresentado pelo suplente do Partido Progressistas (PP), Marcos Manoel da Silva, conhecido como Professor Belau.
Segundo a denúncia, a então candidata Delclesia Gomes Vicente (MDB) foi registrada somente para cumprir formalmente a cota mínima de candidaturas femininas exigida pela legislação eleitoral. Ela obteve apenas um voto, o que reforçou os indícios de que sua candidatura era fictícia.
Com a decisão, todos os votos da chapa proporcional do MDB foram anulados, levando à perda imediata dos mandatos dos dois vereadores eleitos pela sigla. A Justiça Eleitoral deverá realizar a retotalização dos quocientes partidário e eleitoral para redistribuir as vagas na Câmara Municipal.
A recomposição do legislativo local pode beneficiar dois suplentes do PP, Professor Belau e Juliana Negris, mas também há possibilidade de que uma das cadeiras fique com o União Brasil, o que colocaria Nicolino Ferreira de Freitas, o Nicola, entre os novos parlamentares.
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).