O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso emitiu uma portaria, na última quinta-feira (23), para instaurar um procedimento administrativo visando acompanhar a ausência de concursos públicos destinados a profissionais indígenas no estado. A medida foi tomada em resposta a demandas apresentadas por representantes indígenas durante o 11º Encontro Indígena, realizado no Museu de História Natural de Mato Grosso, no dia 19 de abril de 2024.
De acordo com a portaria assinada pelo Procurador da República Ricardo Pael Ardenghi, o objetivo é acompanhar as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da carreira do magistério indígena em Mato Grosso. O procedimento terá duração de um ano.
Durante o encontro, representantes indígenas levantaram questões sobre a importância de estabelecer um plano de carreira e a realização de concursos para profissionais indígenas, solicitando especificamente à Secretaria de Estado de Educação (Seduc) a realização de concurso para professores indígenas, bem como a publicação de livros didáticos indígenas.
Leia mais: Homem desaparecido é encontrado morto às margens da BR-364
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).