01 de Agosto de 2025
01 de Agosto de 2025

Editorias

icon-weather
01 de Agosto de 2025
lupa
fechar
logo

VGNJUR Quinta-feira, 31 de Julho de 2025, 15:19 - A | A

Quinta-feira, 31 de Julho de 2025, 15h:19 - A | A

decisão judicial

Justiça obriga Cuiabá a divulgar escalas médicas em unidades de saúde

Escalas médicas devem ser públicas, decide Justiça

Lucione Nazareth/VGNJur

A Justiça determinou que a Prefeitura de Cuiabá e a Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP) passem a divulgar, em tempo real, as escalas de plantão médico de todas as unidades públicas de saúde da capital. A decisão é da juíza Laura Dorilêo Cândido, do Núcleo de Apoio ao Cumprimento de Metas (NAE), e foi proferida nessa quarta-feira (30.07).

A sentença atende a uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do Estado (MPE) em 2021, que apontou a falta de transparência nas informações prestadas aos usuários do sistema municipal de saúde.

De acordo com o MPMT, a omissão na publicação das escalas tem causado desorganização no atendimento, riscos à assistência médica e sobrecarga de trabalho aos profissionais da saúde, especialmente nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). A ausência de escalas públicas também dificultaria a fiscalização e impediria o controle social sobre o serviço prestado.

Na decisão, a juíza Laura Dorilêo afirma que a divulgação das escalas é uma obrigação da administração pública e reforça que a transparência é um direito garantido pela Constituição. Segundo ela, é dever da Administração Pública prestar contas, inclusive quanto à presença de profissionais que estão remunerados com recursos públicos para atender a população.

A magistrada determinou que as escalas médicas sejam disponibilizadas de forma clara e atualizada, tanto fisicamente nas unidades quanto em meios eletrônicos – como sites ou plataformas oficiais da Prefeitura e da ECSP. Devem constar as informações sobre nomes dos profissionais, especialidades, datas, horários e locais de atendimento.

"Condenar os réus, Município de Cuiabá e Empresa Cuiabana de Saúde Pública – ECSP, de forma solidária, a manterem, de forma contínua e permanente, a publicidade das escalas de plantão médico, incluindo: nome do profissional, especialidade, horário e local de atuação, número de fichas disponíveis, identificação da empresa contratada, bem como número do contrato e do processo licitatório, nos seguintes termos: Em local visível ao público nas unidades de saúde (formato físico, em cartaz ou painel); No portal da transparência municipal (formato eletrônico), com frequente atualização e de fácil acesso ao público", diz a decisão.

O descumprimento da ordem judicial poderá gerar multa e responsabilização dos gestores públicos envolvidos.

Leia Também - STJ mantém sequestro de R$ 16 milhões de Emanuel Pinheiro e aliados

Siga o Instagram do VGN:  (CLIQUE AQUI).

Participe do Canal do VGN e fique bem informado:  (CLIQUE AQUI).

Comente esta notícia

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760