A professora aposentada e doutora em saúde pública, Maria Inês da Silva Barbosa, participará de uma aula magna em desagravo nesta sexta-feira (01.08), após ter sido interrompida pelo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), durante um evento institucional. A homenagem será promovida pelo Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Na última quarta-feira (30.07), durante uma conferência sobre saúde pública, Maria Inês utilizou a expressão “todos, todas e todes” em sua fala. O prefeito tomou o microfone e afirmou que, em sua gestão, pronomes neutros não seriam permitidos em eventos da prefeitura.
O ISC convidou a professora para ministrar a aula magna como forma de reconhecimento por sua trajetória e em resposta ao ocorrido. “O Instituto de Saúde Coletiva (ISC) convida toda a comunidade acadêmica e sociedade civil para um momento de resistência, reconhecimento e reparação: uma aula magna em desagravo à Profa. Dra. Maria Inês Barbosa da Silva, referência nacional na Saúde Coletiva e na luta antirracista”, diz o comunicado oficial.
O evento é aberto ao público e busca reafirmar os valores de diversidade e liberdade de expressão no ambiente acadêmico.
Leia também: Vereador quer proibir pronome neutro em escolas e eventos da Prefeitura
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).