12 de Maio de 2024
12 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

VGNJUR Terça-feira, 19 de Março de 2024, 11:18 - A | A

Terça-feira, 19 de Março de 2024, 11h:18 - A | A

TRF1

Desembargadora federal assume relatoria de ação penal contra prefeito de Cuiabá

Os documentos do processo foram encaminhados ao TRF1 no dia 8 de março

Rojane Marta/ VGNJur

A desembargadora federal Daniele Maranhão da Costa, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), foi nomeada relatora da ação penal contra Emanuel Pinheiro (MDB), prefeito de Cuiabá, acusado de participação em esquemas de desvio de recursos na Secretaria Municipal de Saúde. A denúncia foi inicialmente apresentada pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT).

Anteriormente, o caso estava sob jurisdição da Turma de Câmaras Criminais Reunidas do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, com o desembargador Luiz Ferreira da Silva como relator. Contudo, a competência do processo foi transferida para a Justiça Federal por determinação do ministro Ribeiro Dantas, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Essa decisão se baseou no fato de a denúncia envolver verbas federais, situando a Justiça Federal como a instância apropriada para julgar a matéria.

Os documentos do processo foram encaminhados ao TRF1 no dia 8 de março e, atualmente, estão sob análise da desembargadora Daniele Maranhão da Costa.

Vale mencionar que Emanuel Pinheiro havia sido temporariamente afastado de seu cargo por uma decisão do desembargador Luiz Ferreira, emitida em 4 de março, que previa um afastamento de seis meses. No entanto, esta medida foi revogada em 7 de março pelo ministro Ribeiro Dantas, do STJ, restaurando Emanuel Pinheiro à sua posição como prefeito.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760