27 de Julho de 2025
27 de Julho de 2025

Editorias

icon-weather
27 de Julho de 2025
lupa
fechar
logo

Política Terça-feira, 28 de Março de 2023, 13:00 - A | A

Terça-feira, 28 de Março de 2023, 13h:00 - A | A

reclamação corriqueira

Vazamento na tubulação da ETA em VG deixa bairros sem água; diretor culpa falta de sensor

Os moradores dizem que em algumas casas a água chega, mas na maioria das residência não

Gislaine Morais/VGN

Um vazamento na Estação de Tratamento de Água (ETA), 31 de Março, no Cristo Rei, em Várzea Grande, tem prejudicado moradores do bairro Jardim Potiguar, Jardim das Oliveiras, Planalto da Beira Rio e jardim Ipanema, há pelo menos três meses.

Os moradores desses bairros estão reclamando que, em algumas casas a água chega, mas em compensação, na maioria não, e isso tem custado caro para essas famílias.

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (28.03), a vereadora de Várzea Grande, Rosemary Souza Prado, popular Rosy Prado (União), disse que após receber reclamações de moradores, conversou com o diretor do Departamento de Água e Esgoto do município (DAE/VG), e ele assumiu, que existe sim esse vazamento desde janeiro, e que estão “tentando” achar, mas a falta de sensor, atrapalha no serviço.

“O DAE é um órgão falido. Nós estamos num período chuvoso, temos o Rio Cuiabá a 700 metros de onde eu estava no Potiguar e a população mesmo assim sem água”, disse Rosy.

A vereadora enfatizou que estão sendo construídas duas novas ETAs, mas questionou se serão construídas com canos velhos, alegando que provavelmente vão estourar, da mesma forma que ocorreu com a tubulação da ETA da 31 de Março.

Além da costumeira falta de água na cidade, moradores estão indignados com as crateras que os funcionários do DAE têm deixado espalhados pelo município. Segundo a vereadora, as obras realizadas pela Autarquia destroem os asfaltos de Várzea Grande.

Quem também se pronunciou, foi o presidente da Casa de Leis, Pedro Paulo Tolares – popular Pedrinho (União). Segundo ele, se o DAE fosse bom para solucionar o problema da falta de água, como é para cortar o asfalto, tudo já teria sido resolvido.

Para Pedrinho, os servidores do DAE precisam passar por um curso para aprenderem abrir buracos, pois na maioria das vezes eles exageram e acabam deixando crateras nos asfaltos novos da cidade.

O parlamentar disse, ainda, que o DAE tem outro problema, que é quando o vereador vai reclamar, e o diretor zanga e dificulta mais as coisas. “Infelizmente é um gestor que não aceita sugestão de vereador. Acho que na próxima eleição ele tem que ser candidato e ganhar,  daí ele não vai ter vereador cobrando ele todo dia”, ponderou Pedrinho.

A reportagem do conversou com a vereadora Rosy Prado, e ela disse que ontem (27), a equipe do DAE fez um grande buraco em frente a ETA da 31 de Março, para tentar achar o vazamento e resolver o problema. Segundo ela, deve retornar no local para saber se o problema foi resolvido e se o buraco foi fechado.

Leia também

Professor acusado de abusar de crianças de 8 anos é preso e celular e notebook são apreendidos

Siga o Instagram do VGN:  (CLIQUE AQUI).

Participe do Canal do VGN e fique bem informado:  (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760