O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato, determinou o afastamento do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
Teori afastou o peemedebista do mandato de deputado federal e da presidência da Casa de Leis. Informações apontam que um oficial de justiça já foi agora pela manhã (05.05) até a residência oficial de Cunha para entregar a notificação para Cunha.
A decisão do ministro atende a um pedido de liminar em ação proposta pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que argumentou que Cunha estava atrapalhando as investigações da operação Lava Jato, na qual o deputado é réu em uma ação e investigado em vários procedimentos.
Apesar da suspensão do mandato, o deputado continua com os seus direitos políticos, como o foro privilegiado. A perda do mandato só pode ser definida pelos deputados do Congresso Nacional.
Com afastamento de Cunha quem assume a presidência da Câmara Federal é o deputado Waldir Maranhão (PP-MA), vice-presidente da Casa e aliado de Cunha.
Clique Aqui e confira a decisão que afastou Cunha.
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).