O antigo Hospital Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, atual Hospital Estadual, que será inaugurada nesta terça-feira (23.07), passa a ser gerenciado com 100% de verba do Governo Estadual e Federal, e sem nenhuma contrapartida do município de Cuiabá. Essa foi a afirmação do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo ao descartar qualquer participação da Prefeitura na nova gestão.
Além disso, Gilberto pontua que a Prefeitura tem uma dívida com a unidade que deve ser resolvida entre eles diretamente. “Até o prezado momento nenhuma (contrapartida da Prefeitura). A Prefeitura de Cuiabá manifestou o interesse em ajudar com R$ 3,5 milhões pagar dívidas da antiga Santa Casa, a Sociedade Beneficente Santa Casa de Misericórdia, mas queria para isso via Governo do Estado”, disse ele ao oticias, nessa sexta-feira (19.07).
Entretanto, Gilberto explica que não vê a necessidade do Governo do Estado entrar na parceria para que a Prefeitura pague a dívida, pois não tem dívidas com a unidade. “O Governo do Estado não tem como fazer essa parceria, até porque o Governo não tem nenhuma dívida com a Santa Casa de Misericórdia. Por isso, o Governo Municipal se quiser assim fazer , terá que fazer diretamente Prefeitura com a Santa Casa de Misericórdia”, lembra.
A nova unidade que passou por uma reforma e pelo trabalho de desinfecção deve atender a demanda de todo Estado, já que agora a gestão é Estadual. O secretário reforça que o Hospital Estadual será custeado pelos Governos de Mato Grosso e Federal. “Governo do Estado vai gestionar o Hospital Estadual com recursos do Governo e do Governo Federal. No funcionamento do novo Hospital não existe participação nenhuma do Governo Municipal”.
Outro lado - O secretário de Fazenda de Cuiabá, Antônio Roberto Possas de Carvalho, explicou ao oticias, quea Prefeitura se propôs a contribuir com R$ 3,5 milhões para ajudar a quitar a folha de pagamento - porém, não encontraram legalidade para o repasse. Diante disso, disse Possas de Carvalho, o Governo do Estado agradeceu.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).