Quinze pessoas entre elas, o deputado Gilmar Fabris (PSD), sua companheira, a jornalista Anglisey Battini Volcov, Eder Moraes e a esposa, Laura Tereza da Costa Dias Moraes, dois ex-procuradores-geral de Mato Grosso, Dorgival Veras de Carvalho e Jenz Prochnow Júnior, entre outras, foram denunciadas pelo Ministério Público do Estado (MPE) por envolvimento no escândalo, conhecido como “Cartas Marcadas”.
O esquema consistiu na emissão fraudulenta de certidões de crédito de cunho salarial, com a participação de agentes públicos e membros do Sindicato dos Agentes de Administração Fazendária do Estado de Mato Grosso. A denúncia foi protocolada em 07 de abril.
Segundo o MPE, a ação criminosa resultou na falsificação de papéis de créditos públicos no valor de R$ 665.168.521,99 milhões, com violação do Acordo Extrajudicial e à Lei nº 9049/2008 vigente à época dos fatos. O valor desviado de receita pública girou em torno de R$ 418 milhões. Foi apurado que só na conta da jornalita Anglisey Battini Volcov, companheira de Fabris, foi movimentada a importância de 30.484.940,88 milhões.
Segundo o MPE, além do desvio de receita pública, a conduta praticada pelo grupo provocou prejuízos aos servidores da categoria dos Agentes de Administração Fazendária, que foram “criminosamente ludibriados”. Entre os crimes imputados ao grupo estão: formação de quadrilha, falsificação e alteração dos papéis de créditos públicos, peculato e lavagem de dinheiro.
" Os investigados GILMAR DONIZETE FABRIS, JOÃO VICENTE PICORELLI, ENELSON ALESSANDRO NONATO, OCIMAR CARNEIRO DE CAMPOS, ANGLISEY BATTINI VOLCOV, ÉDER DE MORAES DIAS, NELSON PEREIRA DOS SANTOS, DORGIVAL VERAS DE CARVALHO, João Virgílio do Nascimento Filho, Alexandre de Freitas, Marcelo de Jesus Fonseca, Enildo Martins da Silva, Rogério Silveira e José Constantino Chocair Júnior, teriam praticado os delitos tipificados pelos artigos 288 do CP (FORMAÇÃO DE QUADRILHA), 293, inciso II do CP (FALSIFICAÇÃO DE PAPEIS PÚBLICOS) e 325, §1º, inciso II, do CP (VIOLAÇÃO DE SIGILO FUNCIONAL) e os investigados EDMILSON JOSÉ DOS SANTOS, DILMAR PORTILHO MEIRA, GERSON VALÉRIO POUSO, Maria Magalhães Rosa, Izaias Camacho Barros e Antonio Leite de Barros praticado o delito tipificado pelo artigo 293, inciso II, do CP (FALSIFICAÇÃO DE PAPEIS PÚBLICOS)", diz trecho da denúncia.
Lista de Denunciados:
01 - GILMAR DONIZETE FABRIS - Deputado Estadual;
02 - ÉDER DE MORAES DIAS – Secretário de Fazenda à época dos fatos;
03 -OCIMAR CARNEIRO DE CAMPOS - advogado e cunhado de Gilmar Fabris;
04 -JOÃO VICENTE PICORELLI – Presidente do Sindicato dos Agentes de Administração Fazendária (SAAFEMT);
05 -ENELSON ALESSANDRO NONATO - Advogado do Sindicato dos Agentes de Administração Fazendária;
06 - DORGIVAL VERAS DE CARVALHO – Procurador-geral do Estado à época dos fatos;
07 -JENZ PROCHNOW JUNIOR - Procurador-geral do Estado à época dos fatos;
08 - DILMAR PORTILHO MEIRA – Procurador do Estado
09 - GERSON VALÉRIO POUSO – Procurador do Estado
10 - NELSON PEREIRA DOS SANTOS – Procurador do Estado
11 -EDMILSON JOSÉ DOS SANTOS – Secretário de Fazenda à época dos fatos;
12 - ANGLISEY BATTINI VOLCOV – Companheira de Gilmar Fabris
13 - VANÚZIA DA SILVA ARAÚJO – Assessora do parlamentar
14 - LUCIANO DIAS DE SOUZA – Assessor do parlamentar
15 - LAURA TEREZA DA COSTA DIAS – Esposa de Éder Moraes
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).