A Prefeitura de Várzea Grande deve lançar ainda neste ano uma reforma administrativa para reorganizar cargos, modernizar estruturas e conter o crescimento da folha de pagamento. A informação foi confirmada ao pelo secretário municipal de Gestão Fazendária, Marcos José da Silva.
Mesmo com a contratação de novos servidores e reajustes salariais, especialmente nas áreas da educação e saúde, o município afirma que está dentro dos limites legais de gastos com pessoal. De acordo com o secretário, o percentual atual está em 43% da receita corrente líquida, abaixo do teto de 54% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
“Estamos fazendo mais com menos. Apesar dos aumentos e da ampliação de serviços, continuamos equilibrados. Não há nenhum descontrole”, afirmou Marcos José. Ele explicou que, no primeiro semestre de 2024, o gasto com pessoal era de 42,20%. Com os acréscimos recentes, chegou a 43%.
Segundo ele, o aumento na folha – pouco mais de R$ 2 milhões mensais – foi motivado por fatores já conhecidos e transparentes, como o pagamento do RGA de 6,27% aos profissionais da educação, a inauguração de novas unidades escolares e de saúde, além de gratificações e incorporações concedidas. “Isso não é algo para se esconder. São ações que refletem diretamente na melhoria do atendimento à população”, disse.
Leia Também - Gestão Flávia Moretti dobra número de servidores e folha atinge R$ 44 milhões
Apesar disso garantiu que a reforma administrativa está sendo construída a partir de demandas internas da própria administração e de servidores. A proposta é revisar funções, eliminar cargos desnecessários e reforçar áreas estratégicas com pessoal técnico, como contadores concursados que atuam no controle e fiscalização de despesas.
Ainda segundo Marcos José, a prefeita já realizou uma reestruturação na área do Meio Ambiente e encaminhou novos projetos à Câmara. A expectativa é que o novo modelo ajude a equilibrar as contas públicas e garanta mais eficiência nos serviços.
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).