27 de Julho de 2025
27 de Julho de 2025

Editorias

icon-weather
27 de Julho de 2025
lupa
fechar
logo

Política Sábado, 02 de Dezembro de 2023, 14:00 - A | A

Sábado, 02 de Dezembro de 2023, 14h:00 - A | A

veja vídeo

Mineradora ligada ao filho do governador de MT consegue autorização em área urbana de VG para pesquisar ouro

Empresa obteve autorização para pesquisar existência de ouro na área urbana de Várzea Grande

Lucione Nazareth/VGN

A empresa KIM Mineração Ltda recebeu autorização da Agência Nacional de Mineração em janeiro de 2022, para pesquisar a presença de ouro na área urbana de Várzea Grande.

Conforme documentos obtidos pelo , em 18 de junho de 2021, a KIM Mineração que tinha como um dos sócios o empresário Luis Antônio Taveira Mendes, filho do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, protocolou na Gerência Regional de Mineração em Mato Grosso, um pedido de pesquisa de minério de ouro em uma área de 616,31 hectares, localizada no bairro Novo Mundo, atrás do Residencial José Carlos Guimarães, próximo à rodovia Mário Andreazza.

A autorização de pesquisa é um regime de aproveitamento mineral que envolve a definição da jazida, sua avaliação e a viabilidade econômica de sua exploração. Em 1º de dezembro de 2021, a Gerência Regional de Mineração alertou a KIM Mineração sobre possíveis obrigações e restrições devido à localização urbana do pedido de pesquisa.

O documento ressalta a necessidade de a empresa obter licenças, anuências, autorizações e permissões da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, conforme a legislação ambiental municipal. Destaca ainda que, se houver incompatibilidade entre a atividade mineral e o ordenamento territorial urbano, os trabalhos de pesquisa podem ser não aprovados, não prorrogados ou mesmo paralisados.

Em 13 de janeiro de 2022, o gerente Regional de Mineração, Levi Saliés Filho, concedeu autorização para a KIM Mineração realizar a pesquisa de minério de ouro na área urbana de Várzea Grande, por três anos, até janeiro de 2025.

No entanto, recentemente, a KIM Mineração, agora incorporada na Mineradora Aricá desde agosto deste ano, fez um acordo com a União Brasileira de Mineração S/A para repassar o trabalho de pesquisa do solo. Esse acordo aguarda análise e homologação pela Gerência Regional de Mineração.

O contratou uma produtora que, sobrevoou com drone na área de 616,31 hectares, detectou, conforme imagnes, que a mata foi desmatada, indicando atividade, embora não tenha encontrado trabalhadores ou máquinas em operação durante a visita na semana passada.

Leia Também - Filho do governador de MT deixa mineração após ser alvo da PF

Siga o Instagram do VGN:  (CLIQUE AQUI).

Participe do Canal do VGN e fique bem informado:  (CLIQUE AQUI).

Álbum de fotos

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Reprodução

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760