O governador Mauro Mendes (DEM), em entrevista à imprensa na manhã desta sexta-feira (30.04), confirmou que Mato Grosso receberá 7.020 doses da vacina da Pfizer. A quantidade de doses ainda se trata de uma estimativa.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) ainda aguarda o Ministério da Saúde confirmar a data e o horário de envio ao Estado.
“Com certeza o Ministério viu a logística, quem tem, quem não tem, só estaria enviando às cidades que têm a condição de adotar essa tecnologia muito abaixo de zero”, declarou Mendes.
Um dos principais empecilhos para Mato Grosso receber a vacina era porque as doses precisavam estar mantidas em uma temperatura específica e precisam ser aplicadas em um período de até cinco dias. Contudo, o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, Emanuelzinho (PTB-MT), garantiu que Cuiabá tem capacidade de armazenamento. Ele viabilizou junto ao Hospital Geral, que oficiou sobre a possibilidade, já que o imunizante da Pfizer/BioNTech, requer sua armazenagem em ultrafreezeres com a temperatura de -75ºC.
Leia mais: Emanuelzinho articula e Hospital Geral deve armazenar vacinas da Pfizer
“Informamos que estamos disponibilizando um ultrafreezer da marca INDREL com temperatura até -86ºC e capacidade de 486L, com backup de CO2 e nobreak para armazenamento de doses do imunizante da Pfizer/BioNTech por esta Secretaria.”
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).