01 de Outubro de 2025
01 de Outubro de 2025

Editorias

icon-weather
01 de Outubro de 2025
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 26 de Setembro de 2025, 17:09 - A | A

Sexta-feira, 26 de Setembro de 2025, 17h:09 - A | A

Confira documentos

Kalil chama Flávia de “prefeita do Fake News” e nega paralisação de maternidade em VG

Ex-prefeito nega desapropriação milionária e diz que maternidade teve recursos garantidos em 2024

Gislaine Morais & João Victor/VGN

O ex-prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), rebateu nesta sexta-feira (26.09) declarações da prefeita Flávia Moretti (PL) sobre a construção do Hospital e Maternidade do município. Em entrevista ao , ele acusou a atual gestora de governar “com base em fake news”. 

Segundo Kalil, o prazo de paralisação citado por Flávia não corresponde aos fatos. Ele apresentou documentos que comprovam que o processo para a maternidade começou no final de 2023. “Ela disse que a maternidade está parada há três anos, mas é mentira. O pedido foi feito em novembro de 2023 pelo então secretário de Saúde, Gonçalo Barros, e os recursos foram garantidos em março de 2024 por meio do PAC”, afirmou.

Outro ponto abordado foi a suposta desapropriação de R$ 5 milhões. Kalil afirmou que a informação não procede. “Que desapropriei uma área para construir a maternidade, é outra mentira. Era uma área pública do município de Várzea Grande, onde seria construída, para que as pessoas, os cidadãos, as mães, os pais, tivessem melhor acesso ao centro da cidade e não para prestigiar companheiro ou aliado político”, reforçou.

"Não houve desapropriação de 5 mil m², como afirmou a prefeita, mas sim a unificação de cinco matrículas que totalizam 13.041,22 m². O documento foi expedido em 13/06/2024 pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano do município.

Kalil ainda acusou a prefeita de alterar o local da obra por conveniência política. “A senhora tem que trabalhar com a verdade, mas não é o caso da senhora. A senhora precisa ter vergonha na cara, prefeita. Vergonha na cara. Trabalhar pela cidade e trabalhar com a verdade. Sempre que for falado mentiras pela senhora, pela sua equipe, ou quem quer que seja, eu vou estar aqui mostrando a verdade”, declarou.

Ele reforçou que não se intimida com ataques e colocou à disposição os documentos que, segundo ele, comprovam sua versão. “Não sou filho de pai assustado. Não é com grito que a senhora vai me intimidar”, completou.

A prefeita Flávia Moretti havia atribuído o atraso da obra à gestão de Kalil Baracat em coletiva mais cedo. 

Cronologia dos fatos

O ex-prefeito apresentou documentos que, de acordo com ele, desmentem a versão da atual gestão sobre a maternidade materno-infantil. Ele detalhou a cronologia: 06/11/2023 – a Secretaria Municipal de Saúde protocolou proposta no Ministério da Saúde para seleção de obras do PAC, incluindo a maternidade.

Visita a Brasília – Kalil, acompanhado do senador Jayme Campos e do então secretário Gonçalo Barros, obteve da ministra a promessa de contemplação no programa.

07/03/2024 – o Ministério da Saúde publicou a Portaria GM/MS nº 3.257, que oficializou a inclusão de Várzea Grande entre as cidades beneficiadas com a maternidade.

22/04/2024 – a Secretaria de Estado de Saúde, por meio do Escritório Regional da Baixada Cuiabana, expediu termo de ciência sobre o projeto.

Leia matéria relacionada - Flávia rebate críticas e atribui atraso da maternidade à gestão Kalil

Siga o Instagram do VGN:  (CLIQUE AQUI).

Participe do Canal do VGN e fique bem informado:  (CLIQUE AQUI).

Álbum de fotos

VG Notícias

VG Notícias

VG Notícias

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760