O presidente do Diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) de Várzea Grande, José Mendes, foi reeleito com 104 votos. A eleição faz parte do Processo de Eleições Diretas (PED) do PT em nível nacional - e ocorreu neste domingo (10.11).
Em Várzea Grande, dos 357 filiados aptos a votar – apenas 133 compareceram. Duas chapas concorreram à eleição: “Resgate a Origem” encabeçada pelo ex-presidente do PT, Lázaro Donizete e “Caminhos Verdes” pela sindicalista Cida Cortez, porém, para presidente apenas Mendes concorreu. A chapa “Resgate a Origem” obteve 66% dos votos válidos e “Caminhos Verdes” com 44%.
A data da posse da nova diretoria será definida pelo Diretório Nacional do PT, conforme determina Regimento Interno da Sigla, no entanto, de acordo com Lázaro Donizete, a posse deve ocorrer entre dezembro deste ano a fevereiro de 2014.
“A diretoria continua a mesma, até a composição do diretório. Mas a posse quem determina a data é o diretório nacional, conforme o regimento do partido”, explica Donizete.
A eleição foi tranquila no município, porém, com algumas peculiaridades. Os dois vereadores petistas de Várzea Grande, Miguel Baracat e Ivan do PT não votaram - porque estão em débitos com a contribuição para o partido. Além dos parlamentares, o diretor-presidente do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE/VG), Zelandes Santiago, o ex-presidente da sigla e atual secretário Adjunto da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra/VG), Aparecido Albuquerque e o chefe da merenda escolar de VG, Marcos Paulo. Estes além de estarem impedidos de votar e ser votados – estão excluídos das decisões partidárias, conforme regimento.
Já Alencar Farina não “deu o ar da graça” durante a eleição, que começou as 8 e terminou as 17 horas.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).