05 de Agosto de 2025
05 de Agosto de 2025

Editorias

icon-weather
05 de Agosto de 2025
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 10 de Julho de 2020, 10:48 - A | A

Sexta-feira, 10 de Julho de 2020, 10h:48 - A | A

COVID-19

Governo não planeja construir Hospital de Campanha: "Vai ser um elefante branco?" indaga secretário

Adriana Assunção/VG Notícias

O secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, em entrevista virtual nessa sexta-feira (10.07), afirmou que o Governo do Estado não trabalha com a hipótese de implementar um Hospital de Campanha. Segundo Gilberto, atualmente o plano do Estado é promover ampliações em estruturas como: ampliações de leitos Covid-19 no Hospital de Cáceres, no Metropolitano e na Santa Casa, bem como, a possibilidade de uma ampliação emergencial em Colíder, mas sempre com edificação perene, que vai ficará para ser utilizada depois.

“Se depender de iniciativa do Governo do Estado isso não está em nosso planejamento. Eu acabei de elencar 200 novos leitos de UTIs no Estado de Mato Grosso, acabei de informar que temos instalações prontas com equipamentos no Hospital Estadual Santa Casa, essas instalações ficaram prontas hoje. Lá na Várzea Grande mais 30 leitos de UTIs. A maior dificuldade nesse momento não é equipamento, agora é profissional e medicamento. Então, construir um hospital de Campanha sem profissional não vai adiantar”, afirmou o secretário.

Ao ser questionado sobre a desistência de um Hospital de Campanha em Barra do Garças (a 503 km de Cuiabá), que cogitou a possibilidade após mortes de indígenas na região, Gilberto afirmou que o Estado está tratando da demanda junto ao Ministério da Saúde, porém, a possibilidade foi negada pela pasta.

“Hospital de Campanha em Barra do Garças é uma iniciativa que estamos debandando inclusive junto ao Ministério da Saúde, uma região que tem uma demanda grande da população indígena, estamos trabalhando junto ao Ministério da Saúde, temos um plano de enfrentamento muito focado nisso, mas o próprio Ministério da Saúde nos negou a possibilidade de montar um Hospital de Campanha propriamente lá”, relatou.

No entanto, o secretário que voltou a enfatizar a falta de recursos humanos disse que a possibilidade ainda não foi descartada em outros municípios do Estado: “Então nós estamos pensado nas alternativas, mas se é difícil em Cuiabá prover profissionais da Saúde imagina no interior. Vamos montar um hospital de Campanha e vamos atrair pra lá quem? Quantos vamos pagar por plantão? Já tem hospitais praticamente quadriplicado o valor do plantão para conseguir atrair profissionais” destacou.

Gilberto esclarece que a alternativa não é uma solução sozinha e questiona se a falta de profissionais de saúde tornará o local um elefante branco. Porém, ele destacou que se o Ministério da saúde fornecer a equipe médica, o Estado poderá implementar a estrutura.

“Parece que Hospital de Campanha sozinho ele traz as soluções, necessariamente não traz, mas lá em Barra do Garça, numa parceria com prefeitos municipais, estamos tentando fazer a ampliação de leitos de UTI e é uma certa dificuldade, imagina um hospital de campanha ? Vai ser um elefante branco? Para não ter ninguém para trabalhar? Só se o Ministério da Saúde nos ajudar com o pessoal necessário para funcionar, mas se não tiver não adianta isso”, encerrou.

 

 

Siga o Instagram do VGN:  (CLIQUE AQUI).

Participe do Canal do VGN e fique bem informado:  (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760