05 de Maio de 2025
05 de Maio de 2025

Editorias

icon-weather
05 de Maio de 2025
lupa
fechar
logo

Política Terça-feira, 10 de Agosto de 2021, 20:23 - A | A

Terça-feira, 10 de Agosto de 2021, 20h:23 - A | A

AQUECIMENTO NO TURISMO

Governo de MT tem autorização do ICMBio para investir no Parque Nacional de Chapada

O Parque Nacional de Chapada tem lugares turísticos que muitos não conhecem

Redação VGN

VG Notícias

Chapada dos Guimarães

Governo de MT recebe autorização do ICMBio para fazer investimentos no Parque Nacional de Chapada

 

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), anunciou, nesta terça-feira (10.08), que o Estado recebeu autorização para fazer investimentos estruturais no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, de forma a melhorar o Turismo no local. A autorização foi dada por meio de um termo de cooperação firmado entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável pelo parque.

Leia matéria relacionada

Gallo cita burocracia na aprovação de projetos e defende estadualização do Parque da Chapada dos Guimarães

Com a cooperação, o Governo do Estado poderá fazer melhorias no Portão do Inferno, na Cachoeira Véu de Noiva e na entrada do parque. “Queremos melhorar as condições de acesso ao parque, para que possamos potencializar o uso e, com isso, melhorar a atração de investimentos turísticos. O Parque Nacional de Chapada tem lugares turísticos que muitos não conhecem, mas tenho certeza que se se investirmos ali, teremos retorno e isso vai representar uma grande oportunidade de geração de emprego, desenvolvimento econômico, e vai trazer um resultado muito bom para todos que aqui vivem e a todos aqueles que poderão visitar o Estado de Mato Grosso. Agora vamos fazer essas obras saírem do papel e virarem realidade”, afirmou o governador, que agradeceu aos senadores Jayme Campos e Wellington Fagundes por ajudarem a conseguir a autorização.

Os investimentos englobam o Complexo Véu de Noiva, com a construção de estrutura com escadas, elevador, e passarelas para conferir a cachoeira de perto. Já o Complexo do Portão de Inferno vai contar com mais de 1 mil m² de área construída, contendo lanchonete, estacionamento, praça e área de contemplação, além de uma passarela de vidro suspensa sobre um penhasco com mais de 70 metros de altura.

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, a previsão inicial é que o Estado invista cerca de R$ 50 milhões no parque. As obras devem ser finalizadas até dezembro de 2022.

“O governador Mauro Mendes tomou em 2019 a decisão de fazer investimentos no parque o. De lá para cá, os projetos foram elaborados pela equipe da MT Par, e nós, da equipe de Desenvolvimento Econômico e Turismo, buscamos o ICMBio para que tivéssemos autorização para realizar essas obras. Com o apoio do presidente do ICMBio, Fernando Lorencini, e do ministro Joaquim Leite, do Meio Ambiente, conseguimos finalizar esse termo, assinar na data de hoje, e agora será possível que os projetos elaborados sejam licitados e as obras iniciadas. Serão três obras nesse primeiro momento, que vão dar muito destaque para os atrativos turísticos”, destacou o secretário. (Com Lucas Rodrigues | Secom-MT).

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760