05 de Maio de 2025
05 de Maio de 2025

Editorias

icon-weather
05 de Maio de 2025
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 05 de Maio de 2025, 12:52 - A | A

Segunda-feira, 05 de Maio de 2025, 12h:52 - A | A

Clima de guerra

Governador reage a críticas de Janaina Riva e admite que “há ônus para quem é oposição”

Governador nega retaliação e justifica diferença no pagamento de emendas com postura política de parlamentares

Arielly Barth & Edina Araújo/VGN

“Se a deputada assumiu ser oposição, como afirmou o próprio secretário [Fábio Garcia], há bônus e ônus. Ele [Garcia] é oposição ao governo federal, e as emendas dele estão entre as últimas a serem pagas.” A declaração foi feita pelo governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), durante a inauguração de escolas cívico-militares, realizada nesta segunda-feira (05.05).

Ao comentar as acusações da deputada estadual Janaina Riva (MDB) — que afirmou haver boicote seletivo, por parte do Executivo, no pagamento de emendas parlamentares, prejudicando aqueles que não integram a base aliada —, Mendes, sem citar diretamente o nome da parlamentar no início de sua fala, negou qualquer tipo de retaliação e sustentou que esse tipo de relação é comum em democracias.

Segundo ele, há consequências naturais para quem decide adotar uma postura de oposição. O governador também criticou o que classificou como “vitimismo” por parte de Janaina Riva. “A oposição gosta de criticar, gosta de propagar afirmações que, muitas vezes, não correspondem à verdade. O ônus disso é um relacionamento não sadio com o governo”, declarou.

Questionado diretamente se considera a deputada como oposição, Mendes foi enfático: “Não ser base é não ser base. O comportamento dela, sim, é de oposição.”

Na avaliação do chefe do Executivo estadual, o tom adotado pela deputada tem se tornado cada vez mais crítico, o que, segundo ele, indicaria uma movimentação eleitoral antecipada. “Eu mesmo, de vez em quando, critico o governo. Não sou pai nem mãe de todos os problemas do Estado. Muitos estamos resolvendo; outros, ficarão para quem vier depois. Agora, a relação precisa ser pautada na verdade, lealdade e reciprocidade. Parece que o cenário de 2026 já está escancarado”, afirmou.

Nos bastidores, a tensão entre o Palácio Paiaguás e a deputada tem se intensificado, e o tom das declarações públicas revela um distanciamento crescente — fator que pode impactar diretamente o cenário político, com vistas a 2026.

Leia tambémFábio Garcia acusa Janaina e alfineta pai dela: “o mais corrupto da história de MT”

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760