05 de Maio de 2025
05 de Maio de 2025

Editorias

icon-weather
05 de Maio de 2025
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 05 de Maio de 2025, 11:55 - A | A

Segunda-feira, 05 de Maio de 2025, 11h:55 - A | A

CONTRA-GOLPE

Fábio Garcia acusa Janaina e alfineta pai dela: “o mais corrupto da história de MT”

Secretário afirma que deputada se posiciona como oposição ao governo com críticas duras e sem diálogo

Lucione Nazareth & Arielly Barth/VGN

O clima esquentou nos bastidores da política mato-grossense. O secretário-chefe da Casa Civil de Mato Grosso, Fábio Garcia, alfinetou a deputada estadual Janaina Riva (MDB) durante a inauguração de um novo complexo educacional no bairro Pedra 90, em Cuiabá, nesta segunda-feira (05.05). Ao comentar os recentes embates com a parlamentar, Garcia não poupou críticas e afirmou que Janaina “ultrapassou os limites do debate político”, convertendo críticas institucionais em ataques de cunho pessoal.

Leia matéria relacionada - Janaina desafia Fábio Garcia: “Seja homem! Vai pagar cada centavo"

“Não foram críticas políticas, foram ataques pessoais. Entrei na política de cabeça erguida e, quando sair, sairei da mesma forma. Respeito as pessoas e exijo respeito. Podemos debater política, mas ataque pessoal eu não aceito”, disparou o secretário.

Em uma de suas críticas mais contundentes, Fábio Garcia relembrou o histórico familiar da deputada e fez questão de destacar, com veemência, a figura do pai de Janaina — o ex-deputado Geraldo Riva —, a quem qualificou como o símbolo máximo da corrupção em Mato Grosso.

“Falei verdades sobre a família Riva. Disse que não fui criado com dinheiro da corrupção. Todos conhecem o histórico da família Riva em Mato Grosso. O ex-deputado Geraldo Riva é o político mais corrupto da história deste Estado. Portanto, essa família não tem moral para apontar o dedo para ninguém”, afirmou, elevando o tom do confronto político.

Apesar da contundência das declarações, Garcia negou qualquer intenção de perseguição política e garantiu que as emendas impositivas dos parlamentares serão pagas conforme o cronograma do governo, sem qualquer tipo de favorecimento ou retaliação.

O secretário também fez questão de separar o embate com Janaina de sua relação com os demais deputados do MDB, como Dr. João e Juca do Guaraná, com quem disse manter um relacionamento institucional respeitoso.

“Ela, ao longo do tempo, construiu um posicionamento crítico, de oposição, com críticas pessoais, duras e não construtivas. Portanto, ela se colocou como oposição ao governo”, pontuou Garcia.

Segundo o secretário, Janaina Riva tem adotado uma postura de oposição sistemática e, nos últimos meses, passou a protagonizar confrontos diretos com o Executivo. Como exemplo, citou a sessão da última quarta-feira (30), na qual foi acusado pela deputada de promover perseguição política — acusação que, segundo Garcia, é infundada e parte de uma estratégia pessoal de enfrentamento.

Outro lado - A reportagem tentou contato com a deputada Janaina Riva, mas ela não atendeu às ligações. Segundo sua assessoria, a parlamentar está em uma reunião fechada, e ainda não há confirmação sobre se ela responderá ou não às críticas feitas por Fábio Garcia. O espaço segue aberto para eventual manifestação da deputada.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760