15 de Maio de 2025
15 de Maio de 2025

Editorias

icon-weather
15 de Maio de 2025
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 29 de Julho de 2021, 13:48 - A | A

Quinta-feira, 29 de Julho de 2021, 13h:48 - A | A

Medida polêmica

Emanuel diz que Mendes terceiriza culpa ao "não enviar vacinas para municípios com baixo índice de vacinação"

Emanuel disse que a declaração de Mendes é patética em não enviar vacinas aos municípios com performance ruim

Gislaine Morais/VGN

VGN

VGN; ferrovia estadual; Emanuel Pinheiro; saga; ex-senador; Vicente Vuolo; construção; chamamento

Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB).

 

 

 

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) afirmou que a declaração do governador Mauro Mendes (DEM) e do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, de não enviar novas remessas de vacinas aos municípios que estão com desempenho ruim na vacinação contra a Covid-19, é patética, se não for dramática.

“Eles conseguiram passar do limite do absurdo do inimaginável. A maldade, arrogância, o desprezo pelos pequenos, à falta de competência. Terceirização da culpa”, declarou o prefeito da Capital, à Rádio CBN, na manhã desta quinta-feira (29.07).

Emanuel questionou se Mendes e Figueiredo não sabem que 60 a 70% dos municípios mato-grossenses são de pequeno porte. Segundo Pinheiro, esses municípios estão se virando nos 30 para tentar vacinar a população sem nenhuma estrutura e nenhuma orientação dada pelo Estado.

“Será que eles não sabem que a maioria esmagadora dos municípios de Mato Grosso são pobres? Dependem do Governo Estadual e Federal, vivem de pires na mão, vive de emenda parlamentar e apoio de convênios, não tem recurso para sozinhos enfrentar os seus problemas, eles precisam de apoio, solidariedade e não de um desalmado ameaçando dia e noite”, atacou o emedebista.

Leia também - Garcia diz que DEM confia em Dilmar para seguir na liderança do Governo; "decisão é do governador"

Emanuel cobrou do Governo uma explicação lógica e humanitária em relação a essa decisão, pois entende que se o município está com problema para vacinar, o governador tem que ajudar e apoiar e não falar que está passando vergonha nacional. “Ele não pode terceirizar sua falta de competência e dizer: Se você não vacinar a população, eu [governador] não mando mais vacina para seu município”, disse indignado o prefeito.

O prefeito enfatizou que o problema de Mato Grosso é do governador do Estado, Mauro Mendes e ele precisa assumir sua responsabilidade, assim como Mato Grosso assumiu ser hoje o "Estado com maior caso de mortalidade em virtude da Covid-19".

“Se Mato Grosso é um dos piores no ranking de vacinação é falta de competência e articulação da liderança do Governo do Estado. Meu compromisso e minha responsabilidade é com Cuiabá, que tem sido referência nacional da aplicação de doses de vacinas, inclusive sob articulação do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto – Emanuelzinho (PTB)”.

O emedebista reforçou que os pedidos de vacinas por parte do deputado Emanuelzinho, são por megaeventos como a Copa América, que o Governo sem nenhum planejamento trouxe para cá e com ela uma variante da Covid-19 com a delegação colombiana.

O prefeito citou que na última terça (27), foi confirmado um caso da variante Delta, em uma adolescente de 15 anos, e que cinco pessoas estão em monitoramento e que ninguém tem informações a respeito disso.

O chefe do Executivo concluiu que sua única esperança em relação a esse caos que pode se tornar o Estado, caso essa decisão seja aprovada, é a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), formada por pessoas, conforme ele, "humanitárias, que conhecem a realidade da pandemia em Mato Grosso".

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760