A presidente da Câmara de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), defendeu nesta quinta-feira (08.05) a proposta de transferência temporária dos vendedores ambulantes que atuam na Rua 13 de Junho e no Centro Histórico da Capital para o Shopping Orla, até que seja definido um novo local definitivo para a categoria.
A medida, anunciada pelo prefeito Abilio Brunini (PL), tem como objetivo reorganizar o comércio informal na região central e reduzir os conflitos entre ambulantes e lojistas formais. A decisão também atende a uma recomendação do Ministério Público Estadual (MPE), que cobrou ações urgentes para fiscalizar e organizar as atividades comerciais informais em espaços públicos da cidade.
Em entrevista à imprensa, Paula Calil afirmou que é necessário respeitar os empresários que pagam seus impostos e contribuem regularmente com o município. “Temos o lado dos empresários que estão pagando seus impostos para que a máquina pública funcione. Grande parte dos recursos que sustentam a gestão municipal vem do comércio”, afirmou.
A parlamentar reconheceu que o Shopping Orla ainda tem baixo fluxo de pessoas, mas considera que a situação pode ser revertida com ações de divulgação. “A transferência para o Shopping Orla é uma questão que foi levantada. Mas podemos criar estratégias de marketing para atrair as pessoas para o local”, sugeriu.
Ela também criticou a atuação de ambulantes sem regulamentação, classificando a situação como concorrência desleal.
“Não é justo ter um vendedor ambulante na frente do seu comércio, vendendo muitas vezes o mesmo produto, de forma informal, sem pagar impostos. Isso é concorrência desleal com quem mantém um negócio regular e contribui com a cidade”, concluiu.
Leia Também - Abilio Brunini anuncia fim dos feriados prolongados na rede pública de Cuiabá
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).