O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) provocou mal-estar entre parlamentares ao acionar a Polícia Civil para investigar possíveis desvios em emendas parlamentares destinadas à compra de kits agrícolas. A medida gerou desgaste com deputados estaduais, segundo revelou o deputado Carlos Avallone (PSDB).
“Existe um desgaste, falar que não existe seria esconder isso. Precisa ser discutido ainda em mais reuniões. Temos vários deputados que estão fora, deputados que fazem parte desse processo todo. Todos eles voltam na próxima semana e vamos continuar conversando para entender isso”, afirmou Avallone.
Um inquérito da Controladoria Geral do Estado (CGE) apontou o envolvimento de 14 parlamentares em um suposto esquema de superfaturamento em emendas executadas por meio do Instituto de Natureza e Turismo (Pronatur), entidade responsável pelas aquisições junto à Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf).
As investigações são conduzidas pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor) e apuram um possível desvio de até R$ 28 milhões. A Operação Suserano, deflagrada em setembro de 2024, identificou que os recursos foram usados em 24 convênios firmados entre a Seaf e o Pronatur. O prejuízo estimado, segundo a Polícia Civil, pode chegar a R$ 10,2 milhões somente com kits agrícolas.
Leia também: Cattani acusa petistas de “enterrar" CPI dos Consignados
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).