O deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (MDB), vice-líder do Governo na Câmara e integrante da Comissão Especial do Imposto de Renda, usou a tribuna nessa terça-feira (1º.07) para defender a proposta que isenta do pagamento de Imposto de Renda quem recebe até R$ 5 mil por mês. Durante o discurso, o parlamentar criticou a resistência das elites econômicas à redistribuição da carga tributária no país.
“Estamos vendo que fazer justiça social neste País é extremamente difícil. As elites fazem toda a resistência possível para impedir a redistribuição da carga tributária”, declarou Emanuelzinho, ao destacar a disparidade entre os tributos pagos pela classe média e os benefícios fiscais concedidos a grandes fortunas, lucros e dividendos.
O deputado também chamou atenção para a baixa arrecadação do Imposto Territorial Rural (ITR), comparando-a com a do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) arrecadado somente na cidade de São Paulo. “Quem sustenta os serviços públicos são os policiais, os enfermeiros, os professores, os profissionais liberais de renda média”, argumentou.
Emanuel Pinheiro Neto aproveitou o pronunciamento para se posicionar contra retrocessos que podem ser impostos com a retomada do debate sobre a Reforma Administrativa. Ele defendeu a valorização do serviço público e criticou propostas que, segundo ele, atacam a autonomia dos servidores e comprometem a qualidade dos serviços prestados à população.
“O que está sendo proposto é: quem ganha mais, paga mais e quem ganha menos, paga menos. Isso é justiça tributária”, concluiu o parlamentar.
Leia também - Após críticas de Abilio, Wilson Santos reage: “Tenho orgulho de defender os pobres”
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).