A militância do Partido dos Trabalhadores (PT) vai às urnas, no próximo domingo (06.07), para escolher os novos dirigentes da sigla em todo o país. Em Cuiabá, a corrente interna Construindo um Novo Brasil (CNB), majoritária dentro do partido, aposta na militante Lígia Viana como candidata à Presidência do diretório municipal.
Atualmente, Lígia representa o Ministério da Cultura em Mato Grosso e atua na implementação de políticas públicas culturais, como as leis Aldir Blanc, Paulo Gustavo e Rouanet, além dos programas MovCEU e Céus da Cultura. Com forte atuação no campo da cultura popular e dos direitos sociais, ela é graduada em Ciências Sociais pela UFMT, fundadora do movimento Mulheres do Hip-Hop e do projeto FavelAtiva — iniciativas voltadas à promoção da arte e inclusão social nas periferias.
Filha de educadores e sindicalistas — Maria Expedito, ex-presidente do Sintep em Itaúba, e Júlio Viana, ex-presidente do Sintep-MT e da CUT-MT — Lígia cresceu em um ambiente de militância e engajamento político. Ao longo da sua trajetória, ocupou cargos importantes dentro do partido, como a Secretaria Estadual de Cultura do PT-MT e a Secretaria Estadual de Mulheres do PT-MT. Também integrou o Coletivo Nacional de Cultura e participou da Executiva da legenda em momentos cruciais, como o processo de impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff e durante a pandemia da Covid-19.
Sua candidatura tem mobilizado expressivo apoio entre lideranças petistas. A ex-deputada federal e atual diretora da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), professora Rosa Neide, destacou o compromisso da militante com causas estruturantes. “Ela é uma defensora incansável da educação, da cultura popular e dos direitos das mulheres”, afirmou.
Os deputados estaduais Valdir Barranco e Henrique Lopes também declararam apoio à candidatura. “Com Lígia, nossa luta ganha força, voz e direção. Mulher de coragem, trajetória firme e compromisso real com as causas populares”, declarou Barranco.
Outros apoiadores são o ex-deputado Altir Peruzzo, atual representante do Ministério da Saúde em Mato Grosso; Nelson Borges, do Ministério do Desenvolvimento Agrário; e os professores universitários Enelinda Scalla e Passos.
Durante visita à Capital mato-grossense em abril, o ex-prefeito de Araraquara e candidato da CNB à Presidência nacional do PT, Edinho Silva, também reforçou o apoio à candidatura de Lígia. “Vamos juntos com Lígia Viana reconstruir, com coragem, afeto e compromisso, uma nova história para Cuiabá”, disse.
Caso eleita, Lígia pretende fortalecer o diálogo com as bases, ampliar a presença feminina na política e consolidar a atuação do PT junto aos movimentos culturais e sociais da Capital.
Leia também - Emanuelzinho pede fim dos privilégios fiscais e alívio no bolso de quem ganha menos
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).