A senadora Margareth Buzetti (PSD) comemorou nesta segunda-feira (07.07) a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu todos os decretos que tratam do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Ela também criticou o Governo Lula (PT) pelo número elevado de Ministérios e sugeriu que o Executivo busque formas de cortar despesas.
“Graças a Deus o STF teve uma luz e voltou tudo atrás. O Governo tem que achar maneiras de cortar despesas. Temos vários ministérios que não servem para nada”, afirmou a senadora.
O IOF é um tributo federal cobrado em operações como empréstimos, câmbio, seguros e investimentos. O Governo federal entrou em guerra com o Congresso Nacional após um decreto do IOF ser derrubado. Com a decisão dos deputados federais, o Governo perderia arrecadação de cerca de R$ 10 bilhões neste ano e de mais de R$ 20 bilhões em 2026, apontam estimativas do Ministério da Fazenda.
Após o Governo recorrer ao STF para reverter a decisão dos deputados, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, suspendeu os efeitos de todos os decretos do IOF e determinou uma audiência de conciliação entre Governo e Congresso sobre o tema.
Buzetti afirmou que, com a decisão do Supremo, o tributo segue sem alterações. “Pelo menos retrocedeu. Hoje o IOF é o que era antes. Mas acredito que será encontrado um meio-termo”, disse.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).