O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou nesta segunda-feira (07.07) uma mensagem em defesa de Jair Bolsonaro (PL). Trump afirmou que o Brasil está tratando Bolsonaro de forma “terrível” e classificou os processos contra o ex-presidente como uma “caça às bruxas”.
Trump disse que Bolsonaro é “inocente” e elogiou sua atuação como líder: “Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo”.
O republicano ainda afirmou que o povo brasileiro não aceitará o que chamou de perseguição política e que só o voto popular deveria julgá-lo.
Em resposta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rebateu o comentário durante participação na Cúpula do Brics, no Rio de Janeiro: “O Brasil não aceita interferência ou tutela de quem quer que seja. Dê palpite na sua vida, não na nossa”.
Lula também declarou que não pretende dar mais espaço ao tema: “Tenho coisa mais importante para comentar. Este país tem lei, tem regra e tem um dono chamado povo brasileiro”.
A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o…
— Lula (@LulaOficial) July 7, 2025
Leia Também - Lula cobra países ricos e propõe pagar povos indígenas por preservação
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).