25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sábado, 03 de Janeiro de 2015, 08:30 - A | A

Sábado, 03 de Janeiro de 2015, 08h:30 - A | A

Várzea Grande

Denúncia aponta suposto favorecimento de cargos e nepotismo no DAE/VG; MP investiga

De acordo com o procedimento, funcionários estão ocupando de maneira “ilegal” cargos que deveriam ser de servidores que recentemente foram aprovados no processo seletivo da autarquia

por Lucione Nazareth / VG Notícias

O Ministério Público Estadual (MPE) abriu um procedimento para investigar suposto favorecimento de cargos e nepotismo no Departamento de Água de Esgoto de Várzea Grande.

De acordo com o procedimento, funcionários estão ocupando de maneira “ilegal” cargos que deveriam ser de servidores que recentemente foram aprovados no processo seletivo da autarquia.

Segundo a denúncia, os servidores que foram aprovados para ocupar vaga de “fiscal de corte” e que já trabalhavam no DAE/VG foram lotados no setor de “faturamento”, e quem deveria estar nesse setor e até ocupando o cargo de auxiliar administrativo, foram nomeados para realizar cadastro na rua.

Conforme a denúncia, um dos casos estaria envolvendo uma suposta prima da esposa de um dos diretores da autarquia (sem que fosse revelado o nome do diretor).

A funcionária seria Nathalia Gama Ramos que teria passado no processo seletivo para exercer a função de “fiscal de corte”, porém, ela foi nomeada para exercer o cargo de faturista na Diretoria Comercial do DAE/VG. Além disso, a denúncia cita que ela estaria de férias no Rio de Janeiro sendo que a mesma acabou de assinar contrato com autarquia.

Outro caso denunciado envolve o servidor Renan Barros, que de acordo com a denúncia, seria sobrinho do diretor comercial do DAE/VG, Joacyr Barros. A denúncia relata que Renan também passou no processo seletivo para exercer a função de “fiscal de corte”, mas estaria atuando dentro da autarquia como atendente na Diretoria Comercial.

“Então fica complicado trabalhar em um ambiente de puro nepotismo onde se impera o poder”, diz trecho do procedimento.

O Ministério Público instaurou um procedimento investigatório para inquérito civil público para investigar a denúncia contra os servidores, já que configuram atos de improbidade administrativa por ação de enriquecimento ilícito, lesão ao erário municipal e ofensas aos princípios que informam a Administração Pública.

Outro Lado – A reportagem do VG Notícias entrou em contato com assessoria do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE/VG) para buscar um posicionamento da autarquia sobre as denúncias. A assessoria informou que iria entrar em contato com o diretor-presidente do órgão, Zelandes Santiago, mas até o fechamento da matéria eles não retornaram o contato.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760