O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a transferência de todas as provas e elementos relacionados ao caso do advogado Roberto Zampieri, assassinado em dezembro de 2023 em Cuiabá. A decisão inclui a remessa de documentos, mídias, dispositivos eletrônicos e outros materiais de investigação que tramitam atualmente na 12ª Vara Criminal de Cuiabá para o STF.
A determinação atende a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que apontou a necessidade de centralizar as provas no STF para garantir uma análise integrada do caso, que envolve suspeitos com prerrogativa de foro. A decisão também solicita à Polícia Civil de Mato Grosso o envio de todos os elementos adicionais que ainda estejam em posse da autoridade policial, incluindo espelhamentos e cópias de dados digitais.
Além disso, o ministro Zanin requisitou ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) o compartilhamento do Relatório de Inteligência Financeira n. 112.205, que detalha movimentações financeiras suspeitas ligadas ao caso.
Com a decisão, o STF assume a análise dos materiais, o que pode indicar uma futura reavaliação da competência jurisdicional para o processo, considerando o possível envolvimento de autoridades com foro privilegiado.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).