O presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça de Mato Grosso (Sindojus/MT), Jaime Osmar Rodrigues afirmou em entrevista ao oticias No Ar, na manhã de hoje (24.02), que um concurso para novos oficiais de Justiça é prioridade, pois o quadro está defasado por conta das aposentadorias, e agora pelo afastamento da categoria com idade acima de 60 anos, em decorrência da pandemia da Covid-19, no Estado. O último concurso foi realizado há 12 anos.
De acordo com o presidente do Sindojus, esses afastados pela pandemia, estão cumprindo mandados por telefone, mas alegou que não é a mesma coisa, pois estão sobrecarregando aquelas pessoas que estão na ativa, trabalhando na linha de frente contra o coronavírus. “A pessoa trabalha com o psicológico lá em cima, pois pode levar a doença para dentro da sua casa e contaminar sua família. Já perdemos alguns colegas para esssa doença”, declarou.
Para Jaime desde março passado tem sido atípico, mesmo com os trabalhos de algumas comarcas voltando aos poucos ao normal, ainda existem aqueles que continuam o serviço home office, assim como aquelas comarcas que ainda não estão cumprindo mandados nem por telefone.
Mesmo dentro da normalidade, sem a pandemia, segundo Rodrigues, existem comarcas no Estado que estão sem oficiais, o que obriga um oficial locomover-se da sua cidade para local que está com ausência, onde ele fica um período de 30 dias como plantão, trabalhando também aos finais de semana e feriado.
Questionado quantos servidores oficiais estão na ativa, Jaime disse que existem controvérsias, mas a princípio são 712 oficiais de Justiça, que estão na ativa. Existem também os que estão aposentados, que gira em torno de umas 25 pessoas.
Ele citou ainda, que na semana passada foi realizada por meio de videoconferência, uma reunião com a diretoria do Sindicato, e a coordenadora de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Karine Moraes, onde foi solicitado à coordenadora que fizesse um levantamento para buscar os números corretos de todos os servidores, de todas as comarcas.
Em relação à quantidade de oficiais filiados ao Sindicato, Jaime disse que hoje chega em torno de 630 servidores. Segundo ele, o Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores de Mato Grosso foi reconhecido como legítimo representante da categoria no Estado, e devido ao trabalho sério desenvolvido pelo Sindicato, hoje 90% dos oficiais são filiados ao Sindojus/MT.
“O Tribunal Superior do Trabalho (TST), reconheceu o Sindojus por unanimidade como legal representante dos oficiais de Justiça de Mato Grosso. E o motivo dos ministros votarem por unanimidade foi à quantidade de filiados que o Sindicato tem, e pelo trabalho realizado em prol da categoria”, concluiu.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).