Mais de 3 mil alunos, com idades entre 10 e 12 anos, de 122 municípios de Mato Grosso, já participaram do projeto “Do Campo ao Prato”, criado pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea). A iniciativa leva a escolas públicas noções sobre a produção e inspeção de alimentos de origem animal, com foco em boas práticas sanitárias.
O projeto é conduzido por servidores da Coordenadoria de Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal (Cispoa), que realizam palestras abordando temas como doenças transmitidas por alimentos, cuidados no manejo de animais de consumo e a importância da inspeção em produtos como leite, mel, ovos, queijos e embutidos.
Implantada em fevereiro de 2024, a ação já percorreu 42 escolas somente neste ano. Segundo o coordenador da Cispoa, Márcio Adélio de Carvalho, o interesse dos estudantes é evidente. “Eles ficam atentos e levam o conhecimento para casa, tornando-se multiplicadores da educação sanitária”, afirma.
Durante as visitas, os alunos também recebem materiais explicativos e participam de um concurso cultural. A proposta é que criem um desenho e uma frase que representem o projeto. A escola vencedora receberá uma mesa de pebolim; o professor, um notebook; e o aluno, uma bicicleta. A entrega dos prêmios está prevista para outubro.
Os prêmios são oferecidos em parceria com o Fundo de Qualidade, Produtividade e Segurança do Leite de Mato Grosso (FQPSLEITE), que também distribui garrafas personalizadas aos alunos. O presidente do Fundo, Antônio Carlos Dourado, destacou a importância da iniciativa para a formação de futuras gerações conscientes da segurança alimentar. (Com Indea MT)