19 de Maio de 2025
19 de Maio de 2025

Editorias

icon-weather
19 de Maio de 2025
lupa
fechar
logo

VGN AGRO Segunda-feira, 19 de Maio de 2025, 08:50 - A | A

Segunda-feira, 19 de Maio de 2025, 08h:50 - A | A

Sanidade Animal

Governo acelera ações contra gripe aviária e diz que situação está sob controle

Ministério da Agricultura afirma que medidas de emergência estão sendo cumpridas

Lucione Nazareth/VGNAgro

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou nesse domingo (18.05), por meio de nota, que todas as ações previstas no plano de emergência contra a gripe aviária estão sendo executadas com eficiência. A mobilização acontece após a confirmação de um foco da doença em uma granja comercial no Rio Grande do Sul, na última semana.  

Segundo a pasta, vistorias estão sendo feitas em ritmo acelerado na área de 10 quilômetros ao redor da propriedade afetada. Na chamada área perifocal, que abrange um raio de 3 km, 29 das 30 propriedades já foram inspecionadas, com previsão de concluir 100% ainda neste domingo. Na área de vigilância, que vai de 3 a 10 km do foco, foram vistoriadas 238 das 510 propriedades.  

Apenas um caso suspeito foi identificado até agora, em uma pequena criação familiar dentro da área perifocal. O caso está sob análise, mas, de acordo com o governo, não oferece risco ao comércio internacional nem à segurança dos alimentos.  

As amostras dessa suspeita estão sendo encaminhadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, em Campinas (São Paulo), com previsão de resultado preliminar já nesta segunda (19).  

Na granja onde o vírus foi confirmado, todas as aves e ovos já foram eliminados. O local passa por limpeza e desinfecção. Além disso, cinco das sete barreiras para controle do trânsito de animais já foram instaladas, assim como quatro das seis barreiras de desinfecção. Toda a estrutura deve estar funcionando até segunda-feira.  

Os ovos da granja afetada foram rastreados e estão sendo destruídos. Depois disso, será feita a limpeza e desinfecção de três incubatórios usados pela propriedade.  

Outro caso está sendo investigado em Aguiarnópolis (Tocantins). Exames detectaram o vírus Influenza A, mas com baixa chance de ser uma variante agressiva. A análise completa ainda está em andamento, e medidas de controle já foram adotadas.  

O Ministério da Agricultura destacou que esse tipo de investigação é comum quando há registro de foco da doença. Segundo a pasta, o aumento nas notificações mostra que o sistema de vigilância está funcionando bem e que as ações estão sendo conduzidas com rapidez, transparência e segurança.

Leia Também - Brasil registra primeiro caso de gripe aviária em aves comerciais

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760