14 de Maio de 2025
14 de Maio de 2025

Editorias

icon-weather
14 de Maio de 2025
lupa
fechar
logo

Política Domingo, 30 de Abril de 2023, 15:00 - A | A

Domingo, 30 de Abril de 2023, 15h:00 - A | A

"relação autofágica"

Vereadora petista classifica relação do Governo de MT com Cuiabá como "autofágica"

Cuiabá e o Governo de MT virarem a cara um pro outro, e o Estado não coopera para dar boa solução a saúde de Cuiabá"

Giovanna Bitencourt & Kleyton Agostinho/VGN

A vereadora de Cuiabá, Edna Sampaio (PT), afirmou, em entrevista à imprensa, que a intervenção na Saúde da Capital é uma oportunidade para o Poder Público fiscalizar e resolver os problemas antigos que ainda acontecem. Ela destacou que essa ação mostra falta de cooperação do Governo do Estado em ajudar Cuiabá, e que esse problema não pode permanecer.

"A intervenção é a oportunidade para discutir os problemas estruturais e não podem permanecer. Como, por exemplo, o município e o Estado virarem a cara um pro outro, e o Estado não coopera para dar uma boa solução a saúde no município de Cuiabá", disse.

Sampaio enfatizou o trabalho da equipe de intervenção, ao fiscalizar a falta de médicos, medicamentos e atendimento, porém, conforme a vereadora, são problemas que o Sistema Único de Saúde (SUS) enfrentam há anos, e isso precisa ser mudado com a cooperação do Estado e município.

"Eu vejo um esforço da equipe de intervenção para resolver os três problemas que foram causa da intervenção. A questão do medicamento, dos médicos e também das cirurgias e exames. Mas esses problemas não são de agora e nem são problemas fáceis de resolver, porque não são estruturais do Sistema Único de Saúde, e precisam da cooperação do Estado e do município", enfatizou a vereadora.

A petista explicou que o Governo Federal está disposto auxiliar os municípios mato-grossenses em relação à saúde, porém, o SUS precisa ser considerado neste debate. Ela afirmou que o Estado está terceirizando o SUS, e investe apenas nas unidades principais de saúde, deixando, por exemplo, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros de lado.

Edna classificou a relação do município e do Estado como "autofágica", que se alimenta da própria carne, considerando todos os problemas que Cuiabá tem enfrentado devido à disputa política do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e do governador Mauro Mendes (União).

"O Governo Federal está disposto a apoiar os municípios e os Estados na condição da política pública de saúde. O SUS precisa ser considerado nesse debate da intervenção. Nós não podemos ter uma relação entre estado e município autofágica (que se alimenta da própria carne), como se fossem dois países anexando ao outro, porque somos entes federados. Nós somos o povo de Mato Grosso, nós somos os cuiabanos e as cuiabanas que queremos que o município, independente do Governo, funcione e coordene o sistema de saúde", afirmou.

A vereadora reforçou que o SUS precisa ser reconstruído, pois é a única forma d toda a população ter acesso à saúde básica. Edna destaca haver necessidade para diminuir a tensão nas unidades principais, para evitar a superlotação. "O SUS aqui em Mato Grosso está sendo terceirizado, e não é o que queremos. Pedimos que o SUS seja reconstruído. Precisamos que façam investimento na atenção básica, para que a tensão secundária nas UPAs e nos hospitais deixem de ser superlotados".

Edna relatou que visitou algumas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Cuiabá, e percebeu uma melhora em relação aos medicamentos, que conforme ela, não está em falta. Entretanto, ainda não há médicos suficientes para atender toda a demanda, causando um desgaste e cansaço na população.

"Eu fui em algumas UPAs e vi que está começando a ficar mais organizado, já tem medicamentos, mas falta médico. Não tem médicos suficiente para atendimento, e isso gera muita reclamação da população, que fica na espera por muito tempo, com crianças doentes, com febre. Isso desespera as pessoas", disse.

Leia mais - BB retira patrocínio da Agrishow após ministro ser desconvidado

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760