26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Domingo, 25 de Maio de 2014, 17:00 - A | A

Domingo, 25 de Maio de 2014, 17h:00 - A | A

Insanidade

Vereador Taborelli denuncia crime ambiental em VG ao MP; Promotora vai abrir procedimento para apurar ação do secretário

Taborelli disse que recebeu a denúncia de populares e, antes de encaminhar ao Ministério Publico, foi à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma/VG), para certificar se havia autorização para o corte das árvores.

por Edina Araújo/VG Notícias

O vereador por Várzea Grande, Pery Taborelli – popular coronel Taborelli (PV), compareceu ao Ministério Público, nessa sexta-feira (23.05), para denunciar crime ambiental praticado pelos secretários de Serviços Públicos, Roldão Lima Júnior e do Meio Ambiente, Versides Sebastião.

Taborelli entregou pessoalmente nas mãos da promotora Maria Fernanda Correa da Costa, da Promotoria de Justiça da Defesa Ambiental e Ordem Urbanística de Várzea Grande, o vídeo filmado por Osvaldo Alves, em que aparece o secretário Roldão determinando o corte de árvores - da espécie ipê. Os cortes foram feitos na noite de quarta-feira (21.05), com pá carregadeira e motosserra, nas proximidades do Aeroporto Marechal Rondon.

Taborelli disse que recebeu a denúncia de populares e, antes de encaminhar ao Ministério Publico, foi à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma/VG), para certificar se havia autorização para o corte das árvores.

Segundo o parlamentar, não foi recebido pelo secretário Versídes, mas o coordenador do setor de fiscalização, Joilson (conhecido como Peru) informou que não havia autorização. Ainda segundo o parlamentar, o coordenador admitiu que tomou conhecimento da denúncia do crime ambiental - por meio da própria assessoria do secretário de meio ambiente.

“O coordenador nos informou que recebeu a denúncia e foi imediatamente ao local, onde estava sendo cortadas as árvores, mas nenhuma pessoa foi encontrada no local para receber a notificação”, contou.

De acordo com Pery Taborelli, a promotora recebeu a denúncia e disse que se não houver autorização da Semma, o crime ambiental está configurado. Ainda conforme o vereador, a promotora vai instaurar procedimento para apurar responsabilidade.

“Não é possível deixar impune um absurdo desses. É uma insanidade por parte dos secretários deste prefeito. Não existe comando, cada um faz o que vem na cabeça, e como não tem conhecimento e nem discernimento, fazem tudo ao arrepio da lei, por acreditar que tudo podem. Esperamos que este crime seja punido ao rigor da lei”, finalizou.

Pery Taborelli ainda criticou ação do secretário e destacou que recentemente o prefeito Walace fez uma licitação de quase R$ 2 milhões para arborizar a cidade, entre as árvores que comprou está o ipê.

“Não dá para entender como está administração bate cabeça. Estão todos desorientados, só pode”, finalizou.

Nota - No entanto, nem todos sabem que, dentre o grande universo de plantas nativas do país, o ipê sempre foi considerado a árvore nacional brasileira. Em 7 de dezembro de 1978, a lei nº 6507 veio declarar que o pau-brasil (caesalpinia echinata) seria a Árvore Nacional e, a flor do ipê, a flor do símbolo nacional. (Com assessoria). Confira abaixo vídeo e ofícios entregues ao MP.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760