04 de Maio de 2025
04 de Maio de 2025

Editorias

icon-weather
04 de Maio de 2025
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 01 de Dezembro de 2016, 10:16 - A | A

Quinta-feira, 01 de Dezembro de 2016, 10h:16 - A | A

UBER em VG

Vereador apresenta PL para regulamentar UBER, mas diz que Várzea Grande não comporta serviço

Rojane Marta/VG Notícias

VG Notícias

Pedrinho

 

O vereador por Várzea Grande, Pedro Paulo Tolares – popular Pedrinho (DEM), apesar de declarar não ser contrário a instalação da UBER no município, disse que é necessário que o serviço de transporte alternativo seja regulamentado, para evitar danos à sociedade e aos taxistas várzea-grandenses.

Em sessão dessa quarta (30.11), Pedrinho apresentou um Projeto de Lei para regulamentar o transporte no município, com as devidas cobranças de impostos atribuídos aos taxistas, tais como alvarás, entre outras taxas. Ele defende que antes da instalação da UBER no município, que a Câmara aprove o PL.

Entre as exigências do PL, além do pagamento de impostos constam a de que as corridas da UBER se limite a cidades conveniadas, ou seja, Várzea Grande/Cuiabá, impedindo desta forma corridas para Poconé, Livramento, Santo Antônio do Leverger, entre outros.

“A UBER hoje tem tomado conta de grandes cidades do mundo e até do Brasil, eu sempre defendi a categoria dos taxistas e fui procurado por eles há vários dias, onde, juntamente com os seus representantes elaboramos um projeto, porque eu, conversado com vários taxistas, inclusive os presidentes, eles não são contra a UBER, são favoráveis, mas desde que seja regulamentada no município, onde estabelece critérios para as pessoas que queiram explorar o transporte de passageiros” declarou.

Pedrinho criticou os administradores da UBER e falou que eles querem explorar o transporte no município de qualquer jeito, desrespeitando as leis municipais.

“A tecnologia é importante para nós cidadãos, onde vivemos no mundo que a tecnologia tem mudado. Eu sou contra que essa tecnologia chega ao nosso mercado explorando da forma que eles queiram, aonde vai enriquecer somente os administradores da UBER, vai penalizar os profissionais que trabalham a muito tempo aqui no nosso município vai penalizar o município de várzea grande, hoje temos uma frota de aproximadamente 180 veículos e nós não temos condição de fazer uma fiscalização apenas para os clandestinos que já exploram esse mercado aqui em nosso município, agora imagina se o município abrir as portas e deixar esse pessoal da UBER explorar esse transporte da forma que eles querem” enfatizou.

Outro ponto destacado pelo vereador foi a segurança dos usuários e como será feita a fiscalização deste transporte no município. “E o mais importante temos que pensar no usuário também, a garantia da segurança de que forma esse sistema vai dar segurança para o seu usuário, não existe nenhuma normativa que posteriormente, se caso vir ocorrer coisas desagradáveis aos seus usuários, consequentemente o reflexo virá para toda a administração pública. E como o município vai cobrar essa fiscalização. Nós estamos favoráveis a UBER, mas que ela cumpra o que está estabelecido na nossa lei municipal, para não sofrermos com o impacto desta exploração deste transporte” alertou.

Pedrinho disse ainda que Várzea Grande não comporta esse tipo de transporte, pois não há público para isso. “Eles (UBER) fazem uma comparação muito injusta, eles atraem os participantes alegando que é possível adquirir o montante gigantesco ao fazer parte desse grupo, explorar trabalho, mas a comparação que eles fazem sobre as grandes cidades, é onde é explorado um volume muito alto de turista, Rio de Janeiro, São Paulo, e Belo Horizonte, então nosso município é totalmente diferente dessas grandes cidades. O que eles pregam não é a realidade desse funcionamento da UBER aqui no município de Várzea Grande” pontua.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760