Os vereadores aprovaram na sessão ordinária desta terça-feira (06.04) os pareceres favoráveis da Comissão de Saúde e da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) ao Projeto de Lei 093/202, que autoriza Cuiabá participar do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde Vale do Rio Cuiabá - CISVARC. Ao todo, 13 municípios se unem para aquisição de insumos e medicamentos com preços mais acessíveis.
Favorável à proposta, a vereadora de oposição Michelly Alencar (DEM), membro suplente da Comissão de Saúde, justificou seu voto lembrando das recentes denúncias sobre falta de sedativos nas UTIs, para destacar a importância da proposta.
“Votarei favorável sim, porque, nesse momento nós estamos acompanhando a saúde, sabemos o quanto é importante nós termos insumos, medicamentos, temos a oportunidade de contratação até de profissionais, porque nós sabemos que é um momento que necessariamente precisamos ter isso a disposição da nossa população”, declarou a parlamentar.
O projeto de autoria do Poder Executivo tem como objetivo promover gestão associada para facilitar a compra dos produtos e garantir agilidade nos processos logísticos e integração entre os municípios. O projeto autorizativo não faz menção à compra de vacinas.
"A presente parceria tem como foco específico otimizar os recursos destinados à saúde de cada município consorciado, tanto os próprios quanto aqueles vinculados ao Sistema Único de Saúde-SUS, que por vez as ações poderão ser compartilhadas entre Municípios da mesma região com meios mais eficientes e responsabilidade que o caso requer".
Leia mais: Emanuel comemora autorização da Câmara para comprar vacinas contra Covid-19
Além de Cuiabá, compõem o Consórcio os municípios de Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Santo Antônio do Leverger, Cáceres, Nobres, Várzea Grande e Rosário Oeste.
O projeto deve ser apreciado na próxima sessão ordinária marcada para quinta-feira (08.04).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).