10 de Agosto de 2025
10 de Agosto de 2025

Editorias

icon-weather
10 de Agosto de 2025
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 08 de Agosto de 2025, 10:55 - A | A

Sexta-feira, 08 de Agosto de 2025, 10h:55 - A | A

reunião governadores

Tarcísio cobra urgência do governo federal para reverter tarifas dos EUA

Fala foi realizada após reunião de governadores para discutir tarifaço de Trump

Isadora Sousa & Angelica Gomes/VGN

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nessa quinta-feira (07.08) que o governo federal precisa agir com “urgência e energia” nas negociações com os Estados Unidos para tentar reverter as tarifas impostas a produtos brasileiros. A declaração foi dada após reunião de governadores na casa do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), que discutiu a crise comercial com o país norte-americano.

Segundo Tarcísio, entre os segmentos mais afetados, estão o café, proteína animal, máquinas e equipamentos e pneus, todos fora da lista de exceções anunciada pelo governo americano. “O setor produtivo está inquieto e precisa ver essas medidas sendo divulgadas. Está demorando muito. Já era para ter saído”, criticou o governador, lembrando que alguns estados já liberaram linhas de crédito e incentivos fiscais para minimizar os impactos econômicos.

Ele defendeu maior engajamento do governo federal, com ações concretas, cronograma e prazos definidos, envolvendo órgãos como o U.S. Trade Representative, o Departamento de Comércio e o Departamento de Estado. Também pediu que os planos sejam compartilhados com governos estaduais, setores produtivos e, se necessário, com apoio do Congresso Nacional.

Além das negociações externas, Tarcísio ressaltou a importância de “harmonia institucional” no Brasil para evitar agravamento da crise. “Os poderes têm que contribuir para desescalar a crise e respeitar suas funções típicas. O Parlamento tem um papel importante e precisa de autonomia para legislar sem pressão”, afirmou.

A reunião foi organizada pelo governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), que reuniu governadores de oposição para discutir as medidas tarifárias e o atual relacionamento entre os Três Poderes. Participaram do encontro os governadores Tarcísio de Freitas (São Paulo, Republicanos), Cláudio Castro (Rio de Janeiro, PL), Jorginho Mello (Santa Catarina, PL), Ratinho Júnior (Minas Gerais, PSD) e Wilson Lima (Amazonas, União). 

 

Leia matérias relacionadas: Mauro Mendes cobra Lula por crise com EUA e alerta para recessão

Governador de Goiás critica duramente Congresso: "O mais acovardado que já viu”

Caiado promete anistia a envolvidos em 8 de janeiro se eleito presidente

Siga o Instagram do VGN:  (CLIQUE AQUI).

Participe do Canal do VGN e fique bem informado:  (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760