08 de Agosto de 2025
08 de Agosto de 2025

Editorias

icon-weather
08 de Agosto de 2025
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 07 de Agosto de 2025, 21:30 - A | A

Quinta-feira, 07 de Agosto de 2025, 21h:30 - A | A

Crise diplomática

Mauro Mendes cobra Lula por crise com EUA e alerta para recessão

Governador critica omissão do presidente e defende ação do Congresso

Nicolle Ribeiro & Angelica Gomes/VGN

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), criticou duramente a postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante reunião na casa do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, na noite desta quinta-feira (07.08), diante da crise diplomática com os Estados Unidos. A cobrança foi feita durante reunião com outros oito governadores, em que Mendes defendeu uma atuação direta do chefe do Executivo federal para conter os efeitos do tarifaço de 40% sobre produtos brasileiros.

“Temos que cobrar do presidente Lula que ele assuma o protagonismo dessa negociação. Ele representa o Brasil e não pode se omitir”, afirmou. Mendes lembrou que até o presidente da China, Xi Jinping, buscou diálogo direto com os EUA durante crises comerciais. “Não dá para agir cometendo erros clássicos da diplomacia. Isso pode custar caro a todos nós.”

Segundo ele, a crise coloca em risco os empregos e os investimentos no país. “Imagina se empresas americanas começarem a sair do Brasil. Isso pode afugentar o capital internacional e nacional. O Brasil vai se transformar num país sem investimento?”, questionou.

Mauro Mendes também defendeu que o Congresso Nacional assuma a liderança das negociações, caso o Governo Federal continue ausente. “O Congresso é o poder mais legítimo da nossa democracia. Se o Executivo não quer negociar, que o Congresso vá lá e defenda os interesses do país.”

Além da crítica ao Governo Federal, o governador também condenou decisões recentes do Supremo Tribunal Federal e a declaração do senador Davi Alcolumbre (União), de que não pautaria um pedido de impeachment mesmo com o apoio unânime dos senadores. “Isso é autoritarismo. Como falar em democracia agindo assim?”, afirmou.

Mauro Mendes finalizou alertando para os riscos econômicos: “Estamos surfando em uma fumaça eleitoral. Precisamos de lucidez. Essa crise pode virar uma das piores da nossa história”.

Leia também - Em carta, OAB Nacional pede pacificação e critica excessos de todos os lados

Siga o Instagram do VGN:  (CLIQUE AQUI).

Participe do Canal do VGN e fique bem informado:  (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760